Entre várias verduras e hortaliças, como couve-flor, rúcula, beterraba, ervas medicinais entre outros legumes, a horta comunitária – que existe desde o ano passado – deverá ter sua segunda casa, desta vez no Bairro Santa Terezinha.
Segundo o superintendente da Fundação do Meio Ambiente (Fundema) de Brusque, Cristiano Olinger, a horta do Bairro Santa Rita foi um projeto piloto. “Já temos um pedido para desenvolver uma nova horta, só que no Santa Terezinha, ao lado da Unifebe, em um terreno público, e já vamos ver para viabilizar”, conta.
Para participar da horta do Santa Rita ou na que deve ser desenvolvida, o interessado deve morar no mesmo bairro ou nas proximidades. “Até para facilitar a logística”, explica. “Mas a gente está disposto a abrir hortas em outros bairros, então fica a dica para as Associações, que têm espaços vagos”, completa Olinger.
HORTA
O projeto, que nasceu em 2015, teve o início graças à educação ambiental. “A gente foi aprimorando a ideia e fizemos uma visita a Joinville, em uma horta que já existe há 15 anos, e decidimos que seria uma ótima ideia para implantar em nosso município”, conta.
Em contato com a Associação de Moradores do Bairro Santas Rita, a Fundema conseguiu o terreno no bairro para começar a horta comunitária. Atualmente são 20 famílias que utilizam o espaço, juntamente com a secretaria de Obras que implantou 30 canteiros no local. Os interessados devem entrar em contato com a equipe da Fundema, por meio do telefone (47) 3355-6193.



