Depois de duas eliminações seguidas nas quartas-de-final, a seleção brasileira volta a uma semifinal de Copa do Mundo. Na tarde desta sexta-feira (4), Fortaleza (CE) viu o Brasil vencer a Colômbia por 2 a 1, com a dupla de zagueiros marcando os gols para o Brasil, enquanto James Rodriguez marcou para os colombianos.
Antes que a Colômbia tentasse impor seu estilo de jogo de velocidade, Thiago Silva completou a cobrança de escanteio com o joelho, abrindo o placar em Fortaleza. Com a vantagem no placar, o Brasil marcava pressão e buscava os contra ataques, principalmente com Maicon, novidade na lateral direita.
A seleção colombiana teve uma oportunidade de empatar também no contra ataque, com quatro jogadores contra três brasileiros. Porém, Thiago Silva conseguiu desviar a bola e salvar a defesa brasileira. No ataque, o time comandado por Luiz Felipe Scolari buscava as oportunidades nos chutes fortes de Hulk, que paravam no competente goleiro Ospina.
Perto do final da primeira etapa, Neymar teve uma oportunidade em cobrança de falta, que foi parar na linha de fundo. Já os colombianos, que abusavam de jogadas ríspidas na marcação, pouco chegaram à meta defendida por Júlio César no final dos primeiros 45 minutos.
No segundo tempo, quem tentava as ações de ataque, porque precisava ao menos do empate para seguir com chances era a Colômbia. O alívio brasileiro veio aos 24 minutos, quando David Luiz acertou uma cobrança de falta no ângulo de Ospina, abrindo 2 a 0 no placar, o segundo gol do zagueiro na Copa do Mundo.
Quando a vantagem se consolidava, o Brasil perdeu Thiago Silva para o próximo jogo, após tomar o segundo cartão amarelo no torneio. Aos 34 minutos, a zaga brasileira paralisou no toque de James Rodriguez para Bacca, que foi derrubado por Júlio César dentro da área. Na cobrança de pênalti, James Rodriguez marcou seu sexto gol na Copa do Mundo, abrindo dois de diferença na briga pela artilharia.
LDO




