Mateus Vitor de Jesus Moreno, 18 anos, foi preso pela Polícia Militar na tarde desta terça-feira (23) por constrangimento ilegal. Ele teria invadido a residência de sua vizinha, uma adolescente de 13 anos de idade, tentado beijá-la a força e feito carícias em suas partes íntimas. O fato ocorreu por volta das 16h no bairro Planície Alta, em Guabiruba.
A menina relatou aos pais que ele foi até a residência com a desculpa de pedir um carregador de notebook emprestado, mas ao entrar no imóvel tentou agarra-la a força. Ela contou que ele já esteve na residência em outras oportunidades, mas que só agora teve coragem de relatar aos pais, que não estavam em casa no momento do ocorrido.
Com base no relato da adolescente a Polícia Militar de Guabiruba foi acionada e prendeu o acusado, encaminhando Moreno para a delegacia de Polícia de Brusque. A menina e os pais também acompanharam a PM e prestaram declarações.
O CONSTRANGIMENTO
A delegada plantonista Rose Barbosa Serafim decidiu, após ouvir a adolescente, enquadrar Moreno no crime de Constrangimento ilegal, com pena prevista de três meses a um ano de detenção, e justificou seu entendimento. Para ela, Moreno e a adolescente mantinham uma relação de amizade já há alguns meses “e hoje o vizinho se excedeu em determinada conduta que fez com que a adolescente informasse a mãe do que vinha acontecendo”.
A menina relatou que o vizinho já vinha frequentando sua casa há alguns meses. “Eu entendi que o comportamento do rapaz de 18 anos esteja enquadrado no artigo 146 do Código Penal que é o constrangimento ilegal. Forçar uma situação que desagrade a outra pessoa”, comentou a delegada Rose, lembrando que será agendada uma data para ele comparecer em juízo.