Falecido na tarde deste domingo (29), Chico Wehmuth teve a oportunidade de comandar administrativamente um dos maiores momentos da história do esporte de Brusque. Ele foi o presidente do Brusque Futebol Clube campeão catarinense em 1992. O título veio após a decisão contra o Avaí, em 13 de dezembro do mesmo ano.
Um dos principais nomes daquela equipe, o ex-meio-campista Palmito, hoje gerente do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Brusque, relembrou em entrevista recente do presidente Chico: O Seu Chico foi um presidente extraordinário. Sempre honrou seus compromissos com os atletas e também procurava aconselhar os mais novos no elenco, era o paizão do time.
Na oportunidade, além de ser o presidente da equipe, Chico era um dos principais patrocinadores, já que a empresa da família, a Quimisa, era a patrocinadora da camisa oficial do time. Em entrevista na festa de 20 anos do título, em 2012, o próprio Chico falou sobre o que guardava daquela conquista:
Lembranças, só lembranças boas. Existem passagens gostosas, algumas tristes, como o falecimento do nosso amigo Nico Cardoso em uma viagem. Enfim, eu Chico, com Zé Orlando Battistoti junto com o Rubens Fachini (também falecido), nós acompanhamos todos os jogos da equipe, em todas as cidades do estado. Foi uma batalha árdua, mas o sucesso está aí. O que nós temos de fazer é agradecer o apoio que recebemos da cidade, que estavam junto conosco naquele momento.
Além dos membros da diretoria e do elenco, Chico lembrava as histórias dentro de campo naquele Campeonato Catarinense. Homem de influência junto ao grupo, o então presidente falou sobre uma ocasião que o provocou risadas:
Lembro-me de uma partida contra o Marcílio Dias, em Itajaí. Estávamos ganhando o jogo e o Sidão caiu no campo e foi retirado de maca. Naquela hora, as latinhas de cerveja começaram a voar da arquibancada e o Sidão levantou correndo e voltou para o campo e o juiz expulsou ele. Tem muitas, muitas histórias. São passagens que a gente não esquece, porque a turma estava unida pelo título.
Nos últimos dois anos, este é o terceiro ex-presidente do Brusque Futebol Clube a falecer. Além dele, José Orlando Battistoti e Rubens Fachini faleceram recentemente. Diretores e membros da atual gestão do Brusque Futebol Clube também lamentaram o falecimento e destacando todo o movimento e a dedicação de Chico, tanto no futebol quanto em outras modalidades.
Publicado por Lana Martins




