Foi sofrido, foi ma sorte, mas o Brasil conseguiu passar pelo Chile e garantir a classificação para as quartas-de-final da Copa do Mundo. Sem mostrar um futebol convincente, longe de empolgar, a seleção brasileira empatou no tempo normal em 1 a 1 e na prorrogação também não abriu vantagem. Só nas penalidades é que a seleção canarinho conseguiu levar a melhor e venceu por 3 a 2.
O Chile dominou as ações e teve maior volume de jogo nos dois tempos regulamentares. Hulk foi o jogador brasileiro mais lúcido, mas contribuiu para o gol de empate chileno. O gol de abertura do placar, apesar de creditado para o zagueiro David Luiz, foi de Jara, após cobrança de escanteio aos 17 da primeira etapa. O gol de empate saiu aos 31 após falha do Brasil na cobrança de lateral e Alexis Sánchez aproveitou a defesa desatenta e empatou.
Np segundo tempo o Brasil continuou lançando bolas direto da defesa para o ataque, sem passar pelo meio campo, facilitando a marcação chilena. Hulk chegou a marcar aquele que seria o segundo gol do Brasil, mas o bandeirinha sinalizou que ele dominou com o braço e a arbitragem confirmou, anulando o gol da seleção canarinho. No final, o Chile ainda teve uma bola no travessão e por muito pouco não despachou o Brasil.
PRORROGAÇÃO
Na prorrogação a partida foi morna e o Chile quebrou o ritmo com seguidas quedas. A arbitragem contestada de Howard Webb contribuiu para levar o jogo para as penalidades máximas. Neymar, a grande esperança do Brasil, pouco mostrou no segundo tempo e acabou o jogo com câimbras.
PENALIDADES
Nas penalidades, David Luiz abriu as cobranças convertendo para o Brasil. Júlio César defendeu o chute de Pinilla. Na sequência, porém, Willian chutou para fora. Alexis Sanchez também parou no goleiro brasileiro. Marcelo ampliou para os anfitriões. Aránguiz fez o primeiro gol chileno. Hulk chutou em cima do goleiro Bravo. Marcelo Díaz empatou o duelo. Neymar recolocou os donos da casa em vantagem. Na última cobrança, Júlio César pegou mais uma e garantiu a vaga brasileira.
BRASIL 1 (3) X (2) 1 CHILE
Brasil: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho (Ramires) e Oscar (Willian); Hulk, Neymar e Fred (Jô). Técnico: Luiz Felipe Scolari
Chile: Bravo; Medel (Rojas), Francisco Silva e Jara; Isla, Marcelo Díaz, Aránguiz, Vidal (Pinilla) e Mena; Vargas (Felipe Gutiérrez) e Alexis Sánchez. Técnico: Jorge Sampaoli
Data: 28/06/2014 - 13h
Local: Mineirão (Belo Horizonte)
Árbitro: Howard Webb (ING)
Auxiliares: Michael Mullarkey e Darren Cann (ING)
Cartões amarelos: Hulk, Luiz Gustavo, Jô e Daniel Alves (Brasil); Mena, Francisco Silva e Pinilla (Chile)
Gols: David Luiz, aos 17 min, e Alexis Sánchez aos 31 min do 1º tempo
LDO