Com momentos de apreensão e outros de tranquilidade, a seleção brasileira goleou Camarões na tarde desta segunda-feira (23), pela última rodada do grupo A da Copa do Mundo. O jogo, que aconteceu em Brasília, garantiu a primeira colocação da chave para o time comandado por Luiz Felipe Scolari.
O início de jogo foi de muito estudo das equipes, e dificuldade para o Brasil sair com a bola do campo defensivo, dependendo bastante dos lançamentos dos zagueiros. O destaque dos minutos iniciais foi a confusão envolvendo Neymar e um atleta de Camarões, que empurrou o camisa 10 brasileiro fora do lance.
E a abertura do placar veio aos 17 minutos, quando Luiz Gustavo roubou bola e avançou pela esquerda. No cruzamento rasteiro, Neymar tocou no canto de Itandje para abrir o placar em Brasília. A vantagem brasileira duraria nove minutos, até a jogada pela esquerda de Nyon, que Matip, livre de marcação, tocou para o fundo das redes e empatou o jogo.
Se a vantagem brasileira durou nove minutos, o empate durou o mesmo tempo. Em jogada individual pela esquerda, após toque de Marcelo, Neymar passou pelo zagueiro, e chutou na saída de Itandje para desempatar a partida e pôr a seleção novamente em vantagem. Com o gol, Neymar chegou a quatro gols, se isolando na artilharia da Copa.
Com a entrada de Fernandinho no lugar de Paulinho durante o intervalo, a pressão do Brasil começou logo no apito inicial. E aos três minutos, David Luiz cruzou bola pela esquerda para Fred testar para o fundo das redes, marcando seu primeiro gol na Copa e o terceiro do Brasil no jogo.
Após o terceiro gol, a equipe brasileira tranquilizou o jogo, controlando a posse de bola e torcendo para que o México não fizesse mais gols de saldo no jogo contra a Croácia. Quando a situação virava drama na briga pelo 1º lugar do grupo, Fernandinho recebeu a bola na entrada da área e tocou de bico para marcar o quarto gol do Brasil.
Com o resultado, o Brasil se classificou na 1ª colocação da chave A, com sete pontos ganhos e um gol a mais de saldo que o México. A equipe volta a campo no próximo sábado (28), às 13h, contra o Chile, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. O jogo acontecerá no Mineirão, em Belo Horizonte (MG).
LDO




