Policiais federais, militares, civis, agentes das Forças Armadas, mas que, quando estão diante do estande de tiro, se tornam iguais, ou seja, competidores. É desta maneira que se pode definir a presença de mais de 90 atiradores de todo o estado de Santa Catarina (e alguns convidados do Paraná) nas dependências do Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque, durante todo o domingo (15), na sexta etapa do Campeonato Catarinense de Tiro Prático.
De acordo com Márcio Eller, presidente da Federação Catarinense de Tiro Prático (FCTP), várias modalidades estiveram em disputa, como a categoria pistola Standard, Shotgun, Production, entre outras. Temos vários calibres, como a de 45 mm, 40 mm, 9 mm. Temos, também, o mini rifle, feito com calibre 22, com alvo até 50 m de distância, entre outros. É um esporte muito técnico e requer muita força e precisão, ressalta.
Ainda segundo Eller, em entrevista a Rádio Cidade, Santa Catarina é reconhecida nacional e internacionalmente no Tiro Prático. Citou o catarinense Luiz Henrique Backes, campeão pan-americano na categoria Shotgun e, também, Mafaldo Cristiano Buzzachera, um dos melhores do país. O estado está bem representado. Inclusive, nós já tivemos quatro campeões mundiais de revólver, lembra.
Afinal, o tiro prático é um esporte proibitivo? Para Eller, não. Ele é aberto para qualquer pessoa, desde que ela seja qualificada. Ela não pode ter nenhum processo, tem que passar por processo psicológico, entre várias outras exigências. A conduta da pessoa tem que ser exemplar perante a sociedade para poder ter uma arma e praticar o tiro esportivo.
Destaca-se a presença de mulheres e, inclusive, um adolescente de apenas 16 anos, que já estão competindo nos estandes (veja nas imagens).
De acordo com Emerson Klann, diretor de Tiro Prático do Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque, a satisfação em receber tal competição na sede brusquense, só mostra o quão estruturada é a mesma, pioneira no Tiro ao Alvo no Brasil. E a gente já está no calendário 2015 para receber mais uma etapa. A nossa estrutura é muito organizada e temos as fiscalizações todas em dia, estamos totalmente legalizados, ressalta.
Para participar do clube, basta se deslocar até a sede, localizada na Rua Hercílio Luz, 190, em Brusque, e procurar a direção de Tiro Prático.
LDO



