Estudantes aprendem arte do circo
![](https://images.rc.fm.br/w_1600/h_800/arq_121314:noticias:970469:nb1105c664f934dcaacc007046e533512.jpg)
Trapézio, corda, malabares, teatro, tecido acrobático. Estas são algumas das atividades desenvolvidas pelos alunos da rede pública municipal de ensino de Brusque durante as aulas do projeto Circo Escola, na Tenda Cultural.
O projeto faz parte do programa de educação 8ntegral e, há pouco mais de um ano, atende crianças a partir dos dez anos de idade. Atualmente, oito escolas participam: Escolas de Ensino Fundamental Doutor Carlos Moritz, Poço Fundo, Alberto Pretti, Alexandre Merico, Augusta Knorring, Oscar Maluche, Rio Branco e Escola de Educação Básica João Hassmann.
Durante o projeto, as crianças têm aula uma vez por semana na Tenda Cultural, onde passam por todas as atividades, como explica o professor e coordenador Ruy Bartholo. Todos aprendem um pouco de tudo, como no circo. Em um circo, uma pessoa não pode saber fazer apenas uma atividade, precisa saber de tudo. Porém, a atividade que desenvolverem melhor é a que vamos buscar praticar mais.
Bartholo, que trabalha com toda sua família, conta também que a atividade circense é excelente para o desenvolvimento motor e social das crianças. No circo ninguém faz nada sozinho, é necessário o trabalho em equipe. Os exercícios auxiliam na coordenação motora, concentração, equilíbrio e ainda ajudam na socialização com outras pessoas, integração, no combate à timidez, no desenvolvimento da confiança entre eles.
Ao final da temporada de aulas, as crianças e adolescentes estrelam um espetáculo circense completo, onde mostram aos pais, amigos e à comunidade o que aprenderam durante este período. As turmas que estão em aula neste semestre entram em cartaz no mês de julho, em data a ser definida.
O projeto de Circo Escola é uma parceria entre a secretaria de Educação, que custeia a ação financeiramente, a família Ruy Bartholo, desenvolvedora das aulas, e Olliver Carminatti, responsável pela estrutura física.
Além do Circo Escola, no projeto de Educação Integral há diversas outras atividades desenvolvidas no contra-turno, como Coral, aulas de atletismo, voleibol, basquete, tênis de mesa e handebol. Todas as escolas da rede pública municipal de ensino de Brusque possuem atividades no contra-turno, e de acordo com Tatiane, caminham para a educação integral. Em média, um estudante do ensino fundamental fica entre seis e sete horas na escola.
LDO