Brusque registra mais declarações de Imposto de Renda do que o previsto

A Receita Federal recebeu mais declarações do Imposto de Renda do que esperava dos contribuintes em Brusque. O número representa 102,42% do previsto para o município. O prazo final para envio das declarações era a última terça-feira (30).
A expectativa do órgão era de receber 28.504 documentos com as informações de contribuintes na cidade de Brusque. No entanto, foram entregues 29.195mil. Número que ficou acima, inclusive, da média do estado, que, embora recebeu mais do que esperava, ficou em 100,68%, ou 1.430.000 milhão.
“Basicamente, como não existe a correção da tabela e os sindicatos da indústria e comércio vão aumentando um pouco (salários), então um determinado trabalhador entra na faixa da obrigatoriedade de declarar. Isso faz com que, de uma hora para outra, o contingente de pessoas que não precisariam ter essa preocupação de declaração aumente”, explica ao chefe da Agência Brusque da Receita Federal, Charlinston Braz S. Araújo.
Segundo ele, apesar de o prazo ter sido extendido por conta da pandemia, muitas pessoas não entregaram as declarações. Um dos motivos é que justamente no último dia para envio das informações, a terça-feira, houve o ciclone extratropical que deixou milhares de cidadãos sem energia e acesso à internet.
Outras duas cidades da região que também superaram a expectativa foram Guabiruba e São João Batista. Eram esperadas 4.533 declarações no município guabirubense, mas a Receita recebeu 4.626. Isso representa 102,5%. Já na capital do calçado, a expectativa era o envio de 3.180 documentos, mas chegaram 3.214, ou 101,07%.
Das onze cidades que integram a jurisdição da Receita Federal de Florianópolis, na qual está inclusa Brusque, apenas três cidades não receberam todas as declarações que eram aguardadas: Blumenau (99,77%), Gaspar (99,09%) e Balneário Camboriú (98,45%).
Os números mostram que o Brasil tinha expectativa de receber 32 milhões de declarações, mas chegaram à Receita apenas 31.980.146 milhões.


