(Vídeo) Programação natalina de Guabiruba conta com desfile tradicional com cinco horas
O domingo (5) foi de retomada do tradicional desfile de Natal, em Guabiruba. Em um roteiro de cinco horas de duração, passando pelos principais bairros da cidade, o evento contou com a participação de grupos culturais, autoridades e população, que aguardavam a passagem dos carros e caminhões já nas calçadas, mesmo com a chuva no início do roteiro.
A programação atraiu também visitantes de cidades vizinhas, como Brusque. Foi de onde veio Greice Benites, que aproveitou para trazer a filha Maria Júlia, de três anos. Além de conhecer o desfile, ela esperava contar com a ajuda do tradicional Pelznickel para a pequena deixar o bico.
“É novidade para nós e viemos conhecer. Já escutamos muito falar, inclusive, que assustava as crianças, para entregar os bicos e viemos participar para mostrar para ela e seguir a tradição. Ela também entregou o bico e disse que não vai mais chupar”, relata.
Para o coordenador da Sociedade do Pelznikel, Vandrigo Kohler, a retomada é um marco importante para a cultura local. “ É um momento de alegria, essa retomada depois de tanto tempo de pandemia. No ano passado, a Platz não pode abrir e fizemos só alguns desfiles pela rua, mas devido a todo o distanciamento social, a gente está retomando agora e isso é gratificante”.
Entre os representantes do poder público, a possibilidade de retomar a programação natalina foi motivo de comemoração. A superintendente da Fundação Cultural, Jeniffer Schlindwein destacou o empenho e participação dos diferentes grupos para produzir a programação. “A gente vê que as pessoas estão na expectativa, querem muito e aguardam esse momento. Todos se empenharam.”
Já o prefeito, Valmir Zirke acredita que a edição deste ano inicia uma retomada gradual das atividades culturais. “Nessa chegada eu percebi muitas pessoas na beira da estrada, aguardando esse momento tão esperado. No ano passado não deu para fazer nada, mas não podemos perder o brilho do Natal, mas, com todos os cuidados, podemos dar continuidade”