Merenda escolar é referência internacional
![](https://images.rc.fm.br/w_1600/h_800/arq_121314:noticias:971845:n04ec692e86fec008aa0536b8259a72b5.jpg)
Uma comitiva formada por representantes da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura estará em Brusque nesta quinta-feira (22) para conhecer de perto o Programa Municipal de Alimentação Escolar. O grupo é formado por 25 pessoas, de 10 países, e irá visitar as escolas da rede municipal e o Horto Florestal, além de participar de um encontro com a secretária de Educação, Gleusa Fischer, que representará o prefeito Paulo Eccel.
A cidade foi escolhida para receber a comitiva por seu bom desempenho, criatividade, inovação e eficiência na implantação e manutenção do programa Nacional de Alimentação Escolar que no ano passado também garantiu ao município o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar. Formam a comitiva representantes da Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Paraguai, Peru, República Dominicana, Antígua e Barbuda, Barbados e Santa Lúcia.
A oportunidade de servir como referência para uma organização internacional é classificada como motivo de orgulho para Gleusa, que destaca o reconhecimento pelo trabalho iniciado em 2009 pela Administração Municipal. Em 2013 recebemos o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar e hoje nos tornamos referência para outros países. Isso nos motiva a continuar sempre buscando por melhores resultados e ações que beneficiem nossas crianças, avalia a secretária.
O programa de intercâmbio de experiências recebeu o nome de Fortalecimento de Programas de Alimentação Escolar no marco da iniciativa América Latina e Caribe Sem Fome 2025. Antes de vir a Brusque, o grupo conheceu o trabalho realizado na cidade de Joinville, uma das cidades referência no Programa de Alimentação Escolar e compras da Agricultura Familiar, que apresenta os melhores indicadores de qualidade na educação pública do estado de Santa Catarina.
Programa alimentar
Toda a Rede Municipal de Educação de Brusque conta com uma alimentação escolar que passa por um rigoroso controle de qualidade. O cuidado com a refeição dos alunos começa já na compra dos alimentos, que para serem adquiridos devem atender critérios de qualidade e valor nutricional. A alimentação é preparada de acordo com a necessidade nutricional de cada faixa etária e leva em conta se o aluno estuda em um ou dois períodos.
Atualmente cerca de 12 mil crianças são atendidas pela Prefeitura de Brusque. Nos Centros Municipais de Educação Infantil, cada aluno recebe três refeições completas, mais um lanche. No Ensino Fundamental os estudantes recebem a merenda durante o intervalo e aqueles que participam dos programas de Educação Integral ganham ainda o almoço. Todo o cardápio da rede é elaborado sob a orientação de uma nutricionista. Além disso, todos os alunos com patologias relacionados à nutrição (diabetes, intolerância à lactose, intolerância ao glúten, entre outras), recebem alimentação específica.
LDO