Documentário resgata história de Brusque

O documentário “Expedições à Cidade Schneeburg” conta a história dos desbravadores do município de Brusque. A obra, produzida pela Prime Filmes, com roteiro de Saulo Adami, vai abordar em 30 minutos temas que contam desde as raízes dos colonizadores trazidos pelo barão Maximilian von Schneeburg em 1860 até os dias de hoje, contemplando áreas como comércio, indústria, cultura, esporte e costumes.

Segundo o idealizador do projeto e proprietário da Prime Filmes, Darlan Serafini, esta obra inédita servirá como fonte de pesquisa para alunos, professores e comunidade em geral: “Será um documento audiovisual fundamental para as gerações atuais, e um legado às gerações do amanhã”. Este audiovisual faz parte de um projeto de marketing cultural “Brusque Histórias & Conquistas”, que tem no documentário “Expedições à Cidade Schneeburg” sua primeira obra. “A intenção é que outros trabalhos sejam produzidos, contribuindo para outros resgates da história do município e da região”, destaca Darlan Serafini.

Serão produzidas 400 cópias que serão distribuídas às escolas de Brusque, secretarias municipais de Educação, Turismo e Comunicação, patrocinadores, outras entidades e órgãos governamentais de Santa Catarina e ainda ao Ministério da Cultura (Cinemateca Brasileira). A primeira exibição será na noite de lançamento do filme, em data a ser confirmada, e na sequência poderá ser exibido em eventos, canais de TV, feiras, festivais, internet e salas de cinema do município.

A produção do documentário “Expedições à Cidade Schneeburg” foi aprovada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Rouanet, que integra o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). A Lei Rouanet prevê que pessoas físicas ou jurídicas apliquem parte do imposto de renda devido em ações culturais, por meio de patrocínios ou doações.

Colaboração: Phamela Hinhel