Cerca de 60 pessoas participaram na noite desta quinta-feira (8) da audiência pública realizada na Câmara de Vereadores para discutir a situação dos animais, em especial dos cães e gatos que tomam conta da cidade, abandonados, colocando em risco a saúde da população, procriando de forma desordenada e sem estrutura para serem recolhidos. A proposta da audiência foi do vereador Moacir Giraldi (PT do B) e teve a participação maciça de voluntários da Acapra (Associação Brusquense de Proteção aos Animais) e do Corpo de Bombeiros, através do comandante, tenente Hugo Manfrin.
O próprio vereador propositor iniciou fazendo um relato sobre a realidade da Acapra, que não dispõe de veículo, local para recolher os animais feridos e nem mesmo recursos suficientes para atender a crescente demanda da cidade. Moacir enfatizou que a Associação reúne voluntários que acolhem os animais, mas que o número de pessoas dispostas a somar nesta causa tem sido reduzido, devido a pressão da própria comunidade. Ele disse que um dos objetivos da audiência era sensibilizar a administração municipal para a necessidade de implantação de uma clínica veterinária popular.
Com a secretária municipal de Saúde Ana Baron Ludvig representando a Prefeitura, a maior parte dos questionamentos feitos pela população foi direcionada à administração municipal. Ana, por sua vez, aproveitou para relatar os investimentos que a Prefeitura tem feito no sentido de reduzir a população de cães, com campanhas de castração, beneficiando especialmente as famílias de baixa renda e que não podem arcar com os custos de um atendimento em clínica veterinária particular. Falou também sobre o trabalho desenvolvido na sanidade dos animais, evitando o surgimento de epidemias que afetem o ser humano.
Uma das colocações mais interessantes colocadas por uma voluntária e compartilhada pelos presentes foi de que o problema não está nos animais, mas sim nas pessoas que têm a responsabilidade de cuidar dos mesmos, mas acabam abandonando cães e gatos, causando transtornos à coletividade. Os vereadores presentes também se manifestaram em prol da causa e todos elogiaram a iniciativa da audiência.