Auxílio Brasil terá anúncios inclusões de novos beneficiários mensalmente

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) será mantido como critério para inclusão de famílias de baixa renda em programas sociais, como o Auxílio Brasil. Ele terá a primeira parcela paga no dia 17 e terá novos beneficiários selecionados mensalmente pelo Ministério da Cidadania. 

Para isso, é preciso que os dados estejam atualizados. Apesar de ser pré-requisito para o novo programa social, a inscrição no CadÚnico não representa garantia de que a família passará a receber o Auxílio Brasil. A presença na lista garante a inclusão em uma lista de reserva do programa.

As novas inclusões serão anunciadas a cada mês, de acordo com a disponibilidade orçamentária. As informações deverão ser atualizadas a cada dois anos, mesmo que não haja mudança de dados. Caso haja alterações na família, a atualização deve ser feita o mais depressa possível. Isso se aplica em situações como novo endereço; aumento ou diminuição de renda; mudança de escola de filhos crianças ou adolescentes; alterações nos documentos do responsável pelo domicílio; nascimentos, mortes, chegada e saída de pessoas no domicílio.

Podem inscrever-se no Cadastro Único famílias que ganham, por mês, até meio salário mínimo por pessoa (R$ 550), tenham renda mensal total de até três salários mínimos (R$ 3,3 mil), pessoas que moram sozinhas ou que vivem em situação de rua (só ou com a família).  Para fazer a inscrição no CadÚnico é preciso procurar postos do CRAS de cada cidade.