Varal Solidário promove a sustentabilidade em Brusque

Possibilitar a troca de roupas entre moradores da cidade é o objetivo do Varal Solidário, ação anual realizada pela Fundação Cultural de Brusque, por intermédio da Biblioteca Pública Municipal Ary Cabral. Dentre os objetivos, está promover a sustentabilidade e a solidariedade ao renovar o guarda-roupas, além de fomentar o espírito de colaboração entre os cidadãos.

A ideia central da ação é bastante simples, porém, extremamente eficaz. Através do projeto, os membros da comunidade são convidados a doar livremente as roupas que não utilizam mais. As peças doadas são organizadas em um varal montado especialmente para essa finalidade nas dependências da Biblioteca Municipal, tornando-se acessíveis a todos que desejam participar da iniciativa.

A magia do Varal Solidário reside no fato de que qualquer pessoa pode encontrar roupas que lhe interessem e levá-las para casa, sem nenhum custo. As peças estão disponíveis para todos, e a única restrição é que cada cidadão leve, no máximo, três peças. 

Em 2022, a Biblioteca contabilizou a doação de mais de duas mil peças de roupas. Número já ultrapassado até junho de 2023. O varal fica localizado na porta de entrada da Biblioteca, na Praça da Cidadania. 

“O projeto funciona desde 2019. Algo que parece simples, mas que atende muitas pessoas que circulam pela cidade. Fazemos a campanha anualmente, não somente no inverno. Nós selecionamos as peças, colocamos no varal, e as pessoas podem levar para a casa”, destaca a bibliotecária Kátia Costa. 

A campanha anual não apenas fomenta o sentimento de comunidade, mas também estimula a consciência ecológica. Ao incentivar a doação e a reutilização de roupas, o Varal Solidário contribui para a redução do desperdício têxtil. 

A moradora do bairro Dom Joaquim, Rose Antunes, já conhece o projeto desde 2019, e afirma que o Varal Solidário é de grande relevância. “O projeto é lindo. As pessoas podem dar a destinação correta das roupas, assim elas não acabam no lixo, e fazem o bem para o próximo. Além disso, se gostar de alguma roupa ou está precisando, pode levar para casa e usar. Para mim, é mais que uma troca de roupas, pois cria um sentimento de pertencimento da comunidade, e ajuda o meio ambiente”, ressalta.


A Biblioteca oferece o espaço físico necessário para a organização do varal e a logística envolvida na recepção, classificação e distribuição das roupas. A equipe da biblioteca trabalha em conjunto para a continuidade do projeto.

Estudante de Medicina tem trabalho científico premiado em congresso de neurocirurgia

O acadêmico de Medicina da UNIFEBE, Matheus Ferreira de Moraes, recebeu o prêmio de segundo melhor trabalho científico apresentado no Congresso de Neurocirurgia – XIV Neurão, realizado em São Paulo, entre os dias 16 e 17 de junho.  O estudo de neuroanatomia, que apresenta uma técnica de dissecação direcionada ao treinamento neurocirúrgico foi elaborado pelo estudante da 8ª fase, sob a orientação do...
Continuar lendo...

População do Brasil passa de 203 milhões, mostra Censo

O Censo 2022 mostra que a população do Brasil atingiu 203.062.512 pessoas, com aumento de 12,3 milhões desde a última coleta, feita para o Censo 2010. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A diferença, de 6,5%, significa que o crescimento médio da população nos últimos anos foi de 0,52%, o menor registrado no país desde 1872, quando...
Continuar lendo...

Exportações catarinenses crescem em maio e batem recorde histórico

De acordo com dados do Observatório Fiesc, em maio de 2023, Santa Catarina registrou um crescimento de 6,3% nas exportações em comparação com o mesmo período do ano passado. O total de vendas atingiu US$ 1,1 bilhão, o maior valor no mês em toda a série histórica desde 1997. O agronegócio foi o setor que impulsionou as vendas internacionais, com destaque para soja, carnes de aves e suínos. Por falar nisso, a soja...
Continuar lendo...