Varejistas querem alteração no ICMS para marketplaces

A pedido da Fecomércio SC, a Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio Varejista da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, formalizou, na terça-feira, 27, um documento com pleitos e demandas do setor, entre eles, alterações no ICMS para marketplaces, que será oficialmente encaminhado para o Governo do Estado.

A reunião da Frente contou com a presença de lideranças empresarias da Fecomércio, entre eles o presidente Hélio Dagnoni e o vice-presidente do Varejo da federação e também presidente do Sindilojas Brusque, Marcelo Gevaerd; da Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas (FCDL); da Câmara de Diretores Lojistas da capital; da Fiesc; além dos deputados Nilso Berlanda (PL), coordenador do grupo, Napoleão Bernardes (PSD) e Tiago Zilli (MDB).

Alteração do ICMS

No documento irá constar o projeto de lei que dispõe sobre o Imposto de Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). A matéria, que será protocolada pelo coordenador da Frente, deputado Berlanda visa alterar a Lei do ICMS para acrescentar um dispositivo que torne as entidades prestadoras de serviços de intermediação comercial em ambiente virtual ou relacionados com comércio eletrônico (marketplace) responsáveis solidários com o contribuinte do ICMS.

A medida tem como objetivo inibir a sonegação fiscal praticada pelas plataformas virtuais. “A concorrência desleal é hoje uma realidade enfrentada pelo setor”, avaliou Berlanda, destacando que o comércio varejista é um dos pilares da economia catarinense e por isso, é necessário criar mecanismos para proteger e estimular o setor.

Além desse projeto, duas indicações e uma moção foram elaboradas pelo grupo. As iniciativas que serão encaminhadas ao Executivo estadual sugerem a elaboração de um projeto de lei que institua medidas tributárias, financeiras e educativas a fim de proteger e estimular o comércio varejista catarinense e pleiteiam que sejam empenhados esforços para a proteção do setor, com a viabilização de medidas tributárias e financeiras, em face da concorrência desleal dos marketplaces.

Outra questão, levantada pelo grupo empresarial, foi no sentido de solicitar o apoio político catarinense para a reforma tributária, que começa a avançar no Congresso Nacional. A expectativa da classe empresarial catarinense é para que aconteça justiça tributária em favor da cadeia produtiva.

Instrutores do Proerd recebem homenagens na Câmara

Cumprindo o Requerimento nº 123/2023, de autoria da Mesa Diretora, a Câmara Municipal de Brusque homenageou durante a sessão ordinária desta terça-feira, 27 de junho, dez agentes do 18º Batalhão de Polícia Militar em reconhecimento aos “relevantes serviços públicos prestados pelos policiais no âmbito do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD”, que este ano...
Continuar lendo...

Merenda escolar brusquense: alimento para o corpo e para a alma

Diariamente, a moradora do bairro São Pedro, Leane Pothin, leva o pequeno Guilherme, de um ano e cinco meses de idade, para o Centro de Educação Infantil (CEI) Noêmia Fialho, situado na região central de Brusque. Assim como outras centenas de pais, Leane tem certeza de que, além de muito amor e carinho, o seu baixinho vai receber uma alimentação de ótima qualidade.  Nas escolas da rede municipal e nos centros de...
Continuar lendo...

Presidente da Câmara participa da posse da nova diretoria do Lions

O presidente da Câmara Municipal de Brusque, vereador Deivis Junior (MDB, participou da posse da nova diretoria do Lions Clube de Brusque Berço da Fiação. O presidente Leonardo Maestri foi reconduzido ao cargo por aclamação. A solenidade ocorreu na sede da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção de Brusque, na noite da terça-feira (27). Junior falou da importância do Lions para a cidade e...
Continuar lendo...