Hospital Azambuja: 121 anos dedicados à saúde em Brusque

O Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux – Hospital Azambuja comemora hoje, em 29 de junho, seu 121º aniversário, marcando mais de um século de uma trajetória dedicada ao cuidado da saúde. Desde o seu início, o hospital desempenhou um papel vital no atendimento à população de Brusque, oferecendo cuidados médicos essenciais.

Situado no bairro Azambuja, o hospital faz parte da instituição da Igreja Católica e tornou-se conhecido como Hospital Azambuja, em referência ao local onde está localizado. O bairro é famoso por abrigar o Santuário em honra à Nossa Senhora de Caravaggio, um importante local de peregrinação e devoção religiosa.

Ao longo de sua história, o Hospital Azambuja tem sido reconhecido como uma instituição de referência, proporcionando atendimento médico de qualidade e promovendo o bem-estar da comunidade. Com uma equipe dedicada de profissionais de saúde e equipamentos modernos, o hospital continua a evoluir para atender às necessidades em constante mudança da população local e regional.

Neste aniversário de 121 anos, o Hospital Azambuja celebra sua história e olha para o futuro com entusiasmo. O compromisso com a excelência no cuidado médico permanece inabalável, e a instituição permanece firme em sua missão de bem cuidar.

Conquistas
No último ano, o Azambuja trouxe novos serviços à cidade de Brusque, expandindo sua gama de atendimentos e se posicionando como um hospital de referência em Santa Catarina. Destaca-se a inauguração da UTI Neonatal, que desde o dia 4 de julho de 2022 passou a atender em sua estrutura recém-nascidos e bebês de até seis meses de vida, que necessitam de cuidados intensivos. Atendimentos estes habilitados para pacientes SUS, além de convênios médicos ou particulares.

Além disso, o hospital também conquistou habilitações de alta complexidade para realização de cirurgias bariátricas e de traumatologia e ortopedia, passando a atender pacientes SUS que há muito tempo aguardavam na fila por seus procedimentos. 

Outra conquista marcante para o hospital neste último ano, foi a celebração do convênio com o Governo do Estado, para a liberação de recursos, na ordem de R$ 12.482.157,40, destinados à construção da nova Torre de Serviços Hospitalares, principal projeto de expansão do Azambuja, cuja obra já foi iniciada em abril deste ano. 

A nova torre terá seis andares e permitirá a ampliação do centro cirúrgico que hoje conta com seis salas e passará a contar com 10. Também serão instalados UTI Neonatal com 10 leitos de cuidados avançados e seis leitos de cuidados intermediários, lactário, leitos de internação clínica, 20 leitos de UTI adulto, salas de centro cirúrgico e Central de Material Esterilizado. Com o projeto, serão beneficiados cerca de 300 mil habitantes não só do município de Brusque, mas de toda a região. Além do investimento do Governo do Estado, o hospital terá uma contrapartida de cerca de R$ 2 milhões.

“É uma obra bastante aguardada por toda equipe do Hospital Azambuja, pois entendemos a relevância que ela terá nos serviços oferecidos pela instituição, a toda comunidade de Brusque e região. Como é crescente o número de habitantes nas cidades que atendemos, é necessário que também o hospital amplie sua capacidade de atendimento, algo que viemos fazendo a todo tempo, otimizando nossos espaços, como também nossos protocolos junto às equipes, oferecendo novos serviços e especialidades, a fim de garantir tratamentos e procedimentos com excelência e qualidade. E a nova torre vem para nos permitir a ampliação do nosso Centro Cirúrgico, nossas UTIs e também área de internação”, ressalta o gestor hospitalar, Gilberto Bastiani.

Com uma trajetória de 39 anos à frente da administração do Hospital Azambuja, Pe. Nélio Roberto Schwanke celebra os novos tempos da instituição, que se destacam por uma história de trabalho árduo e superação. Ao longo de 121 anos de existência, o hospital tem se dedicado em oferecer seus serviços à população de Brusque e às comunidades da região, evoluindo gradativamente e enfrentando desafios ao longo do caminho. "À medida que celebramos esses 121 anos, reconhecemos o empenho contínuo de prestar serviços de qualidade à comunidade. O hospital tem passado por uma transformação significativa, ampliando suas capacidades e atualizando-se para atender às necessidades da população. Desejo destacar a dedicação de todas as equipes envolvidas, bem como o trabalho incansável do nosso gestor hospitalar, Gilberto Bastiani”, enfatiza Pe. Nélio.

O provedor do Hospital Azambuja, Ingo Fischer, também ressalta a importante trajetória da instituição. "Celebramos a marca de 121 anos de dedicação ininterrupta do Hospital Azambuja ao cuidado da saúde e ao bem-estar de todos que passaram pelas portas da instituição ao longo dessas décadas. Hoje, o Azambuja se destaca como uma referência regional em saúde, com uma equipe de profissionais dedicados, tecnologia de ponta e um compromisso inabalável com a qualidade do atendimento. Estamos orgulhosos de poder oferecer uma ampla gama de serviços médicos e hospitalares, desde emergências e cirurgias complexas, até tratamentos especializados e cuidados paliativos. E o sucesso alcançado não seria possível sem o apoio e confiança da comunidade de Brusque e região. Agradecemos a cada paciente, familiar, colaborador, médico, enfermeiro, técnico, voluntário e parceiro que contribuiu para a construção dessa história de sucesso. Cada um de vocês é parte fundamental desse legado e merece nossos sinceros agradecimentos”, comenta.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Osvaldo Quirino de Souza, parabeniza o Hospital Azambuja pelos trabalhos realizados ao longo dessa história centenária. "Neste dia especial, gostaria de parabenizar calorosamente o Hospital Azambuja por seus 121 anos de uma trajetória marcada pelo comprometimento e dedicação à saúde da nossa querida cidade de Brusque. Como médico do corpo clínico desta instituição há muitos anos, tive o privilégio de testemunhar de perto as transformações pelas quais o Azambuja passou, sempre buscando oferecer um atendimento de qualidade e excelência à nossa população. Faço questão de dizer sempre que o Hospital Azambuja é a única instituição da cidade que nunca fechou a porta. Ele atende 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano. Então é uma instituição extremamente acolhedora e que a população tem a certeza de que estará sempre com a porta aberta, à disposição de quem precisar. Todas as pessoas, independentemente de qualquer fator externo, são acolhidas na instituição e para mim é extremamente gratificante ter participado de uma pequena parte dessa história. Que continuemos trilhando esse caminho de sucesso, proporcionando cuidados médicos e hospitalares cada vez mais avançados e humanizados. Parabéns, Hospital Azambuja, e que venham muitos anos de história pela frente", frisa Dr. Osvaldo.

Referência em cirurgias cardíacas
A conquista mais recente do Hospital Azambuja foi a habilitação em alta complexidade para realização de cirurgias cardiovasculares e procedimentos em cardiologia intervencionista; cirurgias vasculares e procedimentos endovasculares extracardíacos e laboratório de eletrofisiologia pelo Sistema Único de Saúde. No dia 14 de junho foi realizada a primeira cirurgia cardíaca na instituição, um marco histórico para o hospital e para a própria cidade de Brusque.

O diretor técnico do Azambuja, Dr. Eugênio José Paiva Maciel, expressa seu orgulho pelas conquistas alcançadas nos últimos anos, consolidando a instituição como um destaque no cenário da saúde em Santa Catarina. "O Hospital Azambuja tem se expandido significativamente, e como médico, fico imensamente satisfeito com todas as conquistas alcançadas. Mantemos o atendimento humanizado como prioridade, pois é o cerne da área da saúde. Nossa luta é pelo bem-estar e qualidade de vida de cada indivíduo que passa por nossas portas", complementa o diretor.

Com um olhar voltado para o futuro, o Hospital Azambuja continua em constante evolução, buscando novas formas de aprimorar seus serviços e garantir o melhor atendimento possível à comunidade. As conquistas alcançadas ao longo de 121 anos de trajetória são celebradas, e o compromisso com a excelência no cuidado médico permanece firme.

Samae de Brusque realiza visita técnica no Samae de Jaraguá do Sul

Nesta quinta-feira (29) o diretor-presidente, Rodrigo Cesari e a equipe de engenharia do Samae de Brusque fizeram uma visita técnica à autarquia de Jaraguá do Sul com o objetivo de trocar de experiências e conhecimento, uma vez que o Samae daquele município é referência em todo estado. "Fizemos uma visita no Samae de Jaraguá do Sul onde o grande objetivo foi conhecer a estação de tratamento que conta com uma capacidade...
Continuar lendo...

Prefeitura registra manifestações de moradores sobre mudança no trânsito

Na última semana, a partir do dia 24 de junho, ocorreu uma modificação programada no trânsito da rua Hercílio Luz, centro de Brusque, trazendo benefícios tanto para os motoristas quanto para os pedestres. Bruno de Lucca Bujatto, morador e trabalhador de um estabelecimento nessa mesma rua, expressou sua satisfação com a mudança e como ela impactou positivamente o tráfego. “Eu tenho duas visões. A primeira...
Continuar lendo...

(VÍDEO) - Brusque viaja para enfrentar o Paysandu-PA

Vindo de vitória em casa, sobre o Floresta-CE, pelo placar de 2 a 0, o Brusque teve uma semana mais tranquila de trabalhos para enfrentar o Paysandu-PA, neste sábado (01), às 19h, no Estádio da Curuzu, pela 11ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. O Quadricolor é o 10º colocado, com 14 pontos somados até então, dois a mais que o adversário, Paysandu, que é o 16º, com 12. O primeiro time no G8...
Continuar lendo...