O brusquense de 18 anos, Mateus Busnardo Buemo, é um atleta de Beach Tennis, modalidade que ganhou força nos últimos anos e vem crescendo no conceito popular. Em Brusque, cidade em que residiu o multicampeão André Baran, a modalidade é das mais praticadas em clubes como o Guarani e o Bandeirantes.
Atualmente, Mateus Buemo mora em Campinas-SP para se dedicar integralmente ao Beach Tennis. O jovem disputa diversos torneios na categoria profissional ao lado de grandes nomes da modalidade, como o também catarinense Vini Font, que já foi o primeiro colocado no ranking mundial e é parceiro frequente de Mateus. Para chegar ao nível de competir em alto rendimento, Buemo conta que sua trajetória no esporte é antiga.
“Eu comecei no esporte muito cedo, desde os cinco anos, com futebol, que é o mais tradicional, depois joguei vôlei na escola, joguei tênis de mesa até que descobri minha primeira paixão, que foi o tênis. Então, em 2015 eu conheci o Beach Tennis através de um amigo Mas assim, de primeira não gostei muito, voltei a ter contato no final 2017 pra 18, quando chegou em Brusque Comecei a brincar até que em 2019 eu parei com o tênis e comecei a migrar”, contou Mateus
No Clube Bandeirantes foi onde trabalhou com André Baran, que o incentivou a seguir buscando a profissionalização e serviu de inspiração para Mateus Buemo alçar voos maiores no Beach Tennis.
“Pra mim foi fundamental o trabalho com o André. Antes eu já jogava no Clube Guarani, tinham outros professores também, foi muito legal. Mas com ele foi diferente, porque ele tinha uma vivência pra passar, sempre foi uma pessoa muito determinada, então era algo que eu me espelhava muito. A forma como ele lidava com o dia a dia, essas coisas foram muito importante”.
No interior paulista, estado onde o Beach Tennis tem ainda mais força, Mateus vive uma vida dedicada aos treinamentos e competições. Contudo, vive o desafio de estar longe da família, que segue em Brusque, cidade na qual o atleta passa o tempo de intervalo entre alguns compromissos.
“Eu gosto muito de vir pra Brusque porque tenho muitos amigos, gosto muito da cidade, então quando venho pra cá tento ficar mais relaxado do que me preocupando tanto com os treinamentos. Mantenho treinamentos numa intensidade um pouco menor, mas aproveito mais a família e os amigos. Tô gostando bastante de Campinas, já era uma uma cidade que eu conhecia porque lá o Beach tá muito forte, então já tinha ido pra lá algumas vezes. Tô me adaptando tranquilo, já tinha bastante amigos lá, fui justamente pra estar mais perto da de onde tão acontecendo mais torneios, que ali em São Paulo e tá sendo fundamental pra minha evolução”
Mesmo já tendo conquistas importantes no currículo, como a conquista do Pan-americano Sub-18, que aconteceu na Argentina em 2022, o vice-campeonato da Copa das Federações, e diversas participações nos torneios mais relevantes da modalidade, Mateus tem grandes ambições dentro do esporte.
“A curto prazo, que seria até o final desse ano, minha meta é estar entre os 50 melhores do mundo, e a longo prazo, convocação pra seleção brasileira e top 10 no ranking mundial, são minhas metas”, finalizou.