16:00 03/07/2023
As valas são canais projetados para captar e direcionar a água da chuva para evitar que ela se acumule nas ruas e cause transtornos para os moradores. No entanto, ao longo do tempo, essas valas podem ficar obstruídas devido ao acúmulo de detritos, como folhas, galhos, lixo e sedimentos, tornando-se menos eficientes.
A Secretaria de Obras é responsável por realizar a limpeza periódica dessas valas, removendo todo o material indesejado e garantindo que o fluxo de água seja adequado. Esse processo envolve a utilização de equipamentos especializados, como retroescavadeiras, caminhões de sucção e outros dispositivos de limpeza.
Ao manter as valas limpas, a Secretaria de Obras contribui para a prevenção de inundações nas áreas urbanas. “Quando as valas estão obstruídas, a água da chuva não tem para onde escoar, podendo acumular-se nas ruas, calçadas e áreas residenciais. Isso pode resultar em danos às propriedades, interrupção do trânsito e riscos à segurança dos cidadãos”, explica o secretário de Obras, Ivan Bruns Filho.
Além disso, a limpeza adequada das valas também promove a preservação do meio ambiente. “Ao remover os resíduos e sedimentos das valas, evita-se que esses materiais sejam arrastados para rios, córregos e outros corpos d'água, onde podem impactar a vida aquática”.
“É importante ressaltar que a responsabilidade pela manutenção das valas não é apenas da Secretaria de Obras, mas também dos moradores e da comunidade em geral. É fundamental evitar o descarte inadequado de lixo nas ruas, calçadas e valas”, ressalta o secretário.
Brusque usa influenciadores digitais em campanhas da Prefeitura
A Prefeitura de Brusque, por meio da Comunicação Social, tem buscado constantemente inovar em suas estratégias de comunicação e aproximação com a população. Como parte desse esforço, pela primeira vez, a administração municipal de Brusque está utilizando influenciadores digitais em campanhas publicitárias do governo.
“Com a crescente influência e alcance das redes sociais,...
Cidades terão apoio para acolher pessoas em situação de rua
O governo federal regulamentou a Operação Inverno Acolhedor 2023 para atender pessoas em situação de rua nas capitais das regiões Sul e Sudeste, durante o inverno. Recursos federais serão repassados aos municípios para apoio às ações de ampliação do sistema de acolhimento, preventivas e de promoção dos direitos humanos. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta...
Prefeitura de Brusque anuncia pacote de ajuste fiscal
Face aos os desafios econômicos que impactam o município e diversas outras prefeituras no Brasil, o Governo de Brusque anunciará, nesta semana, um pacote de ajuste fiscal que visa garantir a sustentabilidade financeira e promover o desenvolvimento contínuo da administração municipal. O objetivo é encontrar soluções responsáveis para equilibrar as contas públicas.
Dentre as medidas previstas no pacote, e que...




