Em meio à expectativa pelo estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) celebra, nesta quarta-feira, 19 de julho, o Dia Nacional do Futebol. A data simboliza a comemoração de uma das principais paixões dos brasileiros: o futebol, esporte que suscita emoções e debates diariamente.
Berço de talentos, o Brasil produziu inúmeros craques ao longo da história que encantaram mundo afora. Foi com esse jeito de jogar alegre e irreverente que a Seleção Brasileira Masculina se tornou pentacampeã mundial e é a única a participar de todas as Copas do Mundo.
A Associação Catarinense de Clubes também se manifestou:
"Hoje, celebramos o Dia Nacional do Futebol no Brasil, uma data que enaltece nossa paixão por esse esporte. Celebração tem suas raízes em 1976, quando a Confederação Brasileira de Desportos (atual CBF) escolheu a data para homenagear o Sport Club Rio Grande. O clube gaúcho é reconhecido como o mais antigo em atividade no país, tendo sido fundado em 19 de julho de 1900. Ou seja, completa 123 anos hoje.
Em Santa Catarina, o futebol também tem uma trajetória marcante. O clube mais antigo em atividade em Santa Catarina é o Carlos Renaux. Ele foi fundado em 14 de setembro de 1913, sob o nome Sport Club Brusquense. E em 19 de março de 1944, passou a se chamar Clube Atlético Carlos Renaux. Por isso, ganhou o apelido de “Vovô do Futebol Catarinense”. A Federação Catarinense de Futebol foi fundada em 12 de abril de 1924.
Ao longo dos anos, o futebol catarinense floresceu e, em 1º de junho de 1987, mais um importante marco foi estabelecido com a fundação da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCClubes), desempenhando um papel fundamental na gestão e desenvolvimento do futebol catarinense.
“Neste Dia Nacional do Futebol, celebramos nosso compromisso e renovamos o entusiasmo por esse esporte que faz parte da nossa história e identidade”, frisa o presidente da SCClubes Cristopher Nazário Nunes."