A edição de setembro da Terceira Quarta com Filosofia, evento realizado pela Faculdade São Luiz, na quarta-feira, 20 de setembro, trouxe à discussão os escritos de São Basílio Magno. O professor da Faculdade São Basílio Magno, de Curitiba, Irmão Irineu Letenski, doutor em Filosofia pela PUC/PR, mestre em Filosofia pela UFPR e bacharel em Teologia, também pela PUC/PR, apresentou o chamado “Discurso aos Jovens” sobre a literatura pagã.
"São Basílio tem muitos escritos sobre a vida religiosa consagrada, mas também tem algumas homilias e discursos sobre temas variados. Entre eles, o que se destaca é o discurso aos jovens, sobre a literatura pagã", conta Irmão Irineu.
De acordo com o professor, essa é uma discussão que existia no início do cristianismo e que segue até hoje. "Um candidato ao sacerdócio, que está estudando Filosofia, deve ou não ler os textos pagãos? É aconselhável ou não? Em geral, tem aqueles que são a favor, que deve-se ler os textos pagãos para formação e tem aqueles que dizem que não, que Filosofia e cristianismo não tem relação".
Em sua palestra, Irmão Irineu destaca que São Basílio era a favor da leitura dos textos pagãos pelos futuros padres, entretanto, deixou algumas orientações sobre como esta leitura deve ser feita. "Ele dizia que não se deve ler os textos na íntegra, mas fazer uma seleção daquilo que é bom, que pode contribuir para a formação cristã. Se tivermos discernimento, saberemos extrair dos textos pagãos aquilo que é necessário para a formação humana e cristã", diz.
Compreensão de mundo
O diretor da Faculdade São Luiz, padre Silvano João da Costa, afirma que o objetivo da Terceira Quarta com Filosofia é trazer temas que tanto os acadêmicos, quanto a comunidade, possam ser contemplados.
"Nesse beneficiamento de reflexão e de atualização, trazemos o que é próprio da Filosofia: a criticidade, a radicalidade. O que queremos com a Terceira Quarta com Filosofia é trazer temas que possam ser atualizados e nos ajudem a viver bem a vida e a compreender o mundo de hoje".
Secretário geral da instituição, padre Silvano Borba destaca a importância do evento para os alunos e à comunidade. "A Filosofia não é algo antigo, é atual. Como estamos voltados mais ao público que está em formação para o sacerdócio, nossa linha de pensamento é cristã. Mas, ao mesmo tempo, é importante mostrar que existem outras formas de se pensar e essas outras formas também podem enriquecer nossa Filosofia, já que não existe um único lado, existem vários, e todos precisam ser conhecidos para favorecer o que pensamos".



