A Prefeitura de Brusque ainda não tem o levantamento total dos prejuízos causados pela enchente da última semana. O prefeito André Vechi afirma que isso deve ocorrer ainda esta semana e uma reunião nesta quinta-feira (23) trará um panorama geral e mais próximo dos estragos. Na segunda-feira (20), a Prefeitura decretou Situação de Calamidade Pública.
Em um primeiro momento, a Secretaria de Obras concentrou as ações na limpeza e desobstrução as vias diretamente afetadas pela enchente. Como é o caso da beira rio nas duas margens. A da direita recebeu a atenção incialmente.
“Já realizamos a raspagem a lama e lodo até o Loteamento Emma II e, hoje, estamos começando a lavar. Primeiro raspamos o excesso e, depois, fazemos a lavagem com o hidro jato”, destacou ele.
Após esta área, o trabalho de limpeza se estende a outras regiões igualmente afetadas. São ruas que foram alagadas e, da mesma forma, acabaram ficando com barro e lama acumulados.
“Hoje avança para a limpeza nos bairros e iniciamos, acredito que sexta-feira, a raspagem na beira rio da margem esquerda”, frisou ele.
Mas os problemas não se resumem apenas a lama e barro. Vechi afirma que a tubulação e diversas ruas foi afetada. São mais de 100 vias que tiveram problemas como este.
“Quando você abre um buraco (para troca de tubos) não sabe se é um tubo de 10 ou 20. Estamos com várias frentes de trabalho, com servidores trabalhando doze horas por dia, exaustos”, afirmou o prefeito.
A entrevista completa e em vídeo pode ser conferida no link Rádio Cidade FM Brusque.