Núcleo de Saúde da ACIBr se reúne com a secretária municipal de Saúde

Na manhã de terça-feira (27), o Núcleo de Saúde da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), se reuniu com a Secretária de Saúde de Brusque, Thayse Rosa, e sua equipe. Na oportunidade foi debatida a criação de um projeto público-privado, em parceria com o SENAC, para o fortalecimento da amamentação e a criação de um Banco de Leite Humano no município. Também participaram de forma on-line a representante do SENAC-SC, Daniella Farinella. 

“O compromisso do Núcleo é deixar um legado para a Saúde de Brusque e, através do SENAC local, que participa do nosso grupo, enxergamos uma oportunidade de estruturar um projeto que atingisse esse objetivo. Inicialmente, a ideia é trazer o banco de leite humano para a cidade. Compreendemos que atualmente Brusque capta esse leite, envia para Blumenau e recebe de volta apenas uma parte, destinada para a UTI neonatal de um de nossos hospitais. Então, nesse sentido, vimos a possibilidade de discutir esse tema, para incentivar a amamentação e ampliar a doação de leite materno aqui, também, visto a sua importância na saúde das crianças”, explicou a coordenadora do Núcleo, Amanda Sanches Baumel. 

Ela ressaltou que neste momento a reunião com o poder público teve como intuito o alinhamento e delegações de tarefas para que o projeto possa ser continuado. “Desde o início entendemos que teríamos que realizar esta ação juntamente com a Secretaria de Saúde, pois ela iria muito além do Núcleo e envolve todo um ecossistema do município. Então, na reunião, compreendemos quem são os nossos parceiros e qual a responsabilidade e função de cada um a partir de agora”, frisou a coordenadora. 

Números do município
A secretária de Saúde, Thayse Rosa, apresentou os números do município, através do Amamenta Brusque, que atualmente conta com cerca de 40 doadoras, com captação média de 60 litros por mês. Ela também destacou as vantagens da parceria para a cidade. “Essa parceria público-privada vai permitir não só a ampliação da captação como também realizar toda a produção e armazenamento em Brusque. Atualmente temos em torno de 40 doadoras, número que varia mês a mês, geralmente entre janeiro e março há uma baixa. Nossa captação média é de 60 litros, que são enviados para Blumenau e uma parte retorna para o município. Então, ao termos o Banco de Leite aqui vamos poder disponibilizar mais leite humano e fortalecer toda a questão da amamentação em si, dando mais qualidade de vida e menos adoecimentos na primeira infância”, comentou Thayse.

A secretária sugeriu ações que vão além do Banco de Leite, abrangendo as gestantes e as conscientizando da importância do aleitamento materno. “Podemos estruturar um trabalho que envolva desde a atenção primária, fornecendo todas as informações para a gestante sobre a importância da amamentação, que salva vidas. Um exemplo são os recém-nascidos que estão na UTI e no tratamento é usado o leite humano. Eles têm uma recuperação mais rápida, do que com o uso de fórmula. Assim, é fundamental fortalecer a cultura do aleitamento materno e a doação de leite humano”, finalizou.

Cabeça humana é encontrada em posto de combustível

Na manhã desta sexta-feira (1), uma cabeça humana foi encontrada em um posto de combustível na cidade de Araquari, no norte de Santa Catarina. Equipes da Polícia Militar e Civil estiveram no local e confirmaram a informação. Segundo informações divulgadas pelo portal ND Mais, a delegada Georgia Marriany Bastos informou que as equipes aguardam a conclusão do trabalho da Polícia Científica no local, assim como a...
Continuar lendo...

Prefeito explica como funcionará internação involuntária

A proposta de internação involuntária de pessoas está dividindo opiniões entre as cidades que estão querendo adotar a medida. É o caso de Brusque, que está com o decreto pronto para ser publicado sobre o assunto. Às pessoas que serão afetadas, será acionada uma equipe de assistentes sociais e médicos para o encaminhamento das mesmas a casas destinadas à reabilitação, disse o prefeito de...
Continuar lendo...

Acadêmicos da UNIFEBE lançam Podcast sobre psicologia

TDAH e contemporaneidade, psicoterapia infantil e supervisão clínica são alguns dos temas abordados no Torre Psi, Podcast, criado pelos acadêmicos de Psicologia da UNIFEBE, Milena Hostins e Thiago Grott. Sob a orientação do professor André Thieme, os estudantes deram vida ao projeto de extensão, que visa, em forma de bate-papo, disseminar informações e conhecimento psicológico de forma leve e compreensível. Para...
Continuar lendo...