Desde esta segunda-feira (6), o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) se encontra internado no Hospital Vila Star, em São Paulo, por conta de um quadro de erisipela. Ele foi diagnosticado com a doença enquanto estava em Manaus no último fim de semana.
Durante um evento de pré-candidatura do deputado federal Alberto Neto à Prefeitura, neste sábado (4) em Manaus, ele precisou dar entrada no hospital duas vezes. Na primeira vez, ele entrou com infecção na perna esquerda e quadro de desidratação, onde também apresentava desconforto abdominal, mas foi medicado e recebeu alta para cumprir agenda na cidade, segundo o boletim médico. Porém, durante à noite, ele precisou ser internado novamente para receber antibióticos endovenosos.
Na manhã de segunda-feira (6), o filho de Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), além de agradecer nas redes sociais o advogado e ex-secretário de Comunicações Fábio Wajngarten, por cuidar da questão do transporte entre os hospitais, ele também agradeceu às orações que estão fazendo por Jair: ‘’meu pai passa bem, já reage bem aos antibióticos e hoje deve ser transferido para Brasília. Agradeço ao Fábio Wajngarten por ter cuidado desta logística e a todos que se preocupam e oram pelo meu pai. Muito obrigado’’.
O advogado também informou pelas redes sociais que Bolsonaro continuará o tratamento: ‘’dará seguimento ao seu tratamento de obstrução intestinal, aos cuidados do cirurgião Dr. Macedo, bem como ao quadro infeccioso de erisipela, com antibióticos endovenosos, aos cuidados da equipe de infectologia do hospital Vila Nova Star".
O que é a erisipela
É uma doença inflamatória causada pela bactéria Estreptococo, que pode atingir as camadas de gordura da pele. A bactéria se transporta pelos vasos linfáticos e acomete, principalmente, as pernas e pés. O quadro pode ser mais comum em idosos ou pessoas com obesidade e diabetes.
Ela penetra na pele através de picadas de insetos, ferimentos, úlceras ou frieiras. A doença não é contagiosa, segundo o Ministério da Saúde.