Com a água do rio saindo do próprio leito, a encosta está começando a ceder em uma localidade do bairro Cristalina, mais especificamente na rua DJ-042, em Brusque. Os moradores da região tinham duas reclamações que foram feitas diretamente ao Secretário de Obras, Ivan Bruns Filho. A situação foi repassada à Rádio Cidade e apresentada nessa manhã de terça-feira (21), por meio do programa Rádio Revista Cidade.
Segundo o morador Wilimar, o Obras já sabia da situação há seis meses, mas apenas agora fez algo a respeito. Ele também disse que eles [funcionários] deixaram os bueiros entupidos.
A outra reclamação é de que a Defesa Civil de Brusque não avisou que a via seria interditada para a manutenção dela, deixando as pessoas ‘’ilhadas’’.
Contraponto do Secretário de Obras e do Vice-prefeito
O Secretário de Obras esteve no local para conversar com os moradores e decidir o que poderia ser feito de maneira paliativa. Assim que chegou ao local, o Secretário, em entrevista à Rádio Cidade, disse que o rio já vinha ‘’comendo’’ o barro da encosta de outra enchente. Ele também pediu para que fosse trazido alguns caminhões de pedra para começar a base do enrocamento.
O Vice-prefeito Deco Batisti (PL), também esteve no local e explicou aos moradores que já existe, junto ao governo federal, uma solicitação de verba específica, que gira em torno de R$ 2 milhões para dar solução definitiva ao problema. Da mesma forma, já está solicitando à Fundema para ver a possibilidade de mudar o leito do rio, para que se distancie da encosta. Deco também informou a reportagem da RC que, provavelmente, semana que vem, deve estar retornando à Brasília para acompanhar o repasse para essa obra.
Tanto o Secretário quanto o Vice garantiram aos moradores que até o final desta terça-feira (21), estarão liberando a passagem de veículos.