Consulta ao lote de restituição do IRPF começa nessa quinta

A partir das 10h desta quinta-feira (23), cerca de 5,6 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física saberão se acertaram as contas com o Leão. Nesse horário, a Receita Federal libera a consulta ao primeiro dos cinco lotes de restituição de 2023, com a inclusão de todos os contribuintes do Rio Grande do Sul com direito a receber. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, 5.562.065 contribuintes receberão R$ 9,5 bilhões. Todo o valor, informou o Fisco, irá para contribuintes com prioridade no reembolso. Por causa das enchentes no Rio Grande do Sul neste ano, os contribuintes gaúchos foram incluídos na lista de prioridades.

A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O pagamento será feito em 31 de maio, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate a restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

(VÍDEO) Morador diz que aguarda solução há um ano

Após um ano e meio de pedidos aos órgãos competentes, Alex Sandro Marino continua com a parte de trás da casa vulnerável a deslizamentos. A reportagem da Rádio Cidade esteve na casa do ouvinte, situada na Rua Prefeito Carlos Moritz Nº 76, no loteamento Ciro Gevaerd, bairro Limeira, onde reportou o caso através do programa da emissora, o Rádio Revista Cidade. Alex contou à reportagem que, há oito meses, foi feita uma...
Continuar lendo...

Casal responsável pela campanha ''AME Jonatas'' é preso

Os pais do menino Jonatas Henrique Openkoski, ex-portador da doença Atrofia Muscular Espinhal (AME), que faleceu em janeiro de 2022, foram presos na tarde desta quarta-feira (22), por destinar parte da campanha que beneficiaria o filho com a doença para compra de bens pessoais, que não se associavam ao tratamento médico. Eles estavam foragidos, mas foram pegos no bairro Morro do Meio, em Joinville. O casal foi condenado em outubro de 2022. Na época, eles...
Continuar lendo...

Foragido é preso pela polícia por dever pensão alimentícia

Um foragido de 39 anos foi preso pela Polícia Militar de Brusque nesta tarde de quarta-feira (22), por volta de 12h31. A prisão aconteceu no bairro Limeira Baixa, em Brusque. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto por inadimplência alimentícia – a recusa de pagar pensão alimentícia – crime este pelo qual estava foragido. Pelo fato, ele foi preso e encaminhado à Unidade Prisional de Brusque.
Continuar lendo...