Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com autismo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quarta-feira (17), decreto que cria o Sistema Nacional de Cadastro da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (SisTEA). A medida deve facilitar e padronizar a emissão da carteira nacional de identificação dessa população.

O sistema informatizado é gerido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH) e operacionalizado em conjunto com órgão estaduais e municipais. A assinatura ocorreu durante o encerramento da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Brasília.

“Eu sei quem é que precisa de políticas públicas do Estado, que é o povo mais carente desse país, que é o povo mais pobre desse país, que são milhões de brasileiros, dentre eles as pessoas com deficiência. Vocês sentem na pele aquilo que a gente, muitas vezes, só vê em filme: o desrespeito, a falta de carinho, de solidariedade, de compreensão, o nojo”, disse Lula.

Durante o evento, o MDH e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome também assinaram acordo de cooperação no âmbito da Política Nacional do Cuidado e do Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência. O objetivo é desenvolver ações intersetoriais em resposta às demandas de pessoas com deficiência, considerando a interseccionalidade de gênero, classe, raça, etnia, idade e território e a interdependência entre quem cuida e quem demanda cuidados.

Ainda foi assinada portaria interministerial, entre o MDH e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), sobre procedimentos para adaptações de acessibilidade nos edifícios públicos federais.

Também foi entregue o relatório final do Grupo de Trabalho sobre a Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência, que trata da implementação dessa avaliação no país. O objetivo do governo é propor uma metodologia de avaliação da deficiência que vá além do modelo médico tradicional, reconhecendo a deficiência como uma interação complexa de fatores biológicos, psicológicos e sociais.

Ao ver anúncio da venda do objeto furtado, dono negocia compra e chama PM

Uma ocorrência de receptação foi registrada no bairro Volta Grande, em Brusque, por volta de 14h30 desta quarta-feira (17). Segundo informações da Polícia Militar, os agentes foram informados de que a vítima teve sua bicicleta furtada na terça-feira (16) e nesta quarta ele teria visto um anúncio da venda do objeto no Facebook. Diante disso, a vítima combinou como vendedor a compra, mas chamou a PM no local. O autor, um...
Continuar lendo...

Suspeito de furtar bicicleta finge desmaio na abordagem

Um suspeito de ter cometido furtos na região de Itapema foi preso pela Polícia Militar na noite desta terça-feira (16). A ação foi realizada durante um patrulhamento da PM no bairro Meia Praia. Os agentes receberam informações de que um homem com características suspeitas a vídeos de um furto ocorrido na Rua 248, esquina com a 3ª avenida estava circulando na Rua 297. No local, os policiais encontraram o suspeito com uma...
Continuar lendo...

Serviços de limpeza e pintura serão realizados em pontes de Brusque

Após o período de chuvas em Brusque, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos volta às ruas com suas atividades. Começaram, já nesta quarta-feira (17) a serem realizadas as limpezas de seis pontes do município. Entre elas, estão a Ponte do Maluche, a Ponte Estaiada, a Ponte Arthur Schlosser, a Ponte Arquiteta Andrea Patrícia Volkmann, a Ponte dos Bombeiros e a Ponte do Trabalhador. Num primeiro momento, será feito um...
Continuar lendo...