A inteligência artificial, chamada popularmente de IA, pode ajudar a reduzir o número de buracos em Brusque? Para sanar a dúvida, a 92.3 FM entrevistou, na manhã desta sexta-feira (16), o diretor geral da secretaria de Obras, Thomas Haag.
A tecnologia é chamada de Mapzer, um carro inteligente que passa pelas ruas e mapeia os buracos. Segundo o diretor, o uso da inteligência artificial facilitará e mensurará os resultados que serão apresentados, realizando um planejamento melhor da operação diariamente, além de poder consultar depois o quanto se teve de evolução do conserto.
Como surgiu a ideia?
Haag contou que a ideia surgiu a partir da secretaria de Gestão Estratégica, mas que o Obras já estava procurando por alternativas para resolver as questões dos buracos. “A inteligência artificial vem para nos auxiliar em uma capacidade maior de resolução desses problemas,” disse.
Como o IA funciona?
O veículo inteligente possui, em cima dele, um aparelho. De acordo com Thomas, a tecnologia faz a leitura em tempo real de toda a infraestrutura em que o carro está passando.
“Ele não lê só a questão do buraco, do meio-fio que está com problema, da boca de lobo ou da faixa de pedestre que não está pintada. Ela também lê entulhos, postes apagados, postes ligados durante o dia, mato alto, roçada, essas inconformidades que a gente tem,” pontuou.
O projeto funcionará de forma interssetorial com outras secretarias, ou seja, terá ligação com os outros setores públicos da Prefeitura da cidade. Haag disse que também estão estudando outras inteligências artificiais que virão com esta para poder colaborar.
Tempo resposta
Para poder mapear todas as ruas do município, a empresa terceirizada pediu à secretaria um tempo de três a quatro dias. “A questão da resposta do mapeamento é a que a ferramenta permite priorizar,” finalizou Thomas.
Assista a entrevista completa no vídeo acima.




