A Rádio Cidade anunciou, nesta sexta-feira (27), a organização de duas rodadas de entrevistas ao candidatos à Prefeitura de Brusque. Nesta terça-feira (3), foi a vez do candidato Cedenir Simon (PT) de ser entrevistado pela bancada da 92.3 FM.
Soluções às enchentes
O primeiro assunto pautado na entrevista foi em relação de soluções para combater às enchentes. Segundo Cedenir, a construção da barragem de Botuverá resolveria o problema da beira-rio ser afetada a cada enchente.
“Inclusive, essa foi a minha pauta fundamental quando assumi por um mês como vereador. Foi essa a minha discussão no governo federal que ajudou a liberar os recursos agora no PAC para construir a barragem de Botuverá.”
Cedenir acrescentou sua fala, dizendo que foram R$ 155 milhões do governo federal para o estadual destinados à obra e, que assim, os problemas da beira-rio por conta das chuvas seriam resolvidos.
Para o candidato, além de realizar obras que visem combater as enchentes, o trabalho da Defesa Civil também é essencial. Cedenir contou que conseguiu uma emenda com a deputada federal, Ana Paula Lima, para que a DC de Brusque tenha um novo veículo e assim seja mais estruturada e prevenida às cheias.
Saúde
Simon pontuou que, durante o governo do PT na cidade em 2014, foram construídas dez Unidades Básicas de Saúde, assim como articularam o hospital de Azambuja e deixaram pronta a Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas do Santa Terezinha. Porém, o candidato comentou que os cinco prefeitos que administraram a cidade não deram conta de pôr a antiga UPA 24H para funcionar, pois seria cara, além de que voltaria com a ideia de transformar o PA em UPA 24H novamente.
Para Cedenir, fica caro para a cidade manter a unidade pois o custo é apenas municipal, diferente do que o seu plano de governo pretende seguir, que se baseia na ideia federal, em que o custo é do próprio federal, estadual e municipal, ou seja, estruturado em três pilares.
Em relação aos hospitais, Simon disse que os procedimentos destes locais está ligado ao SUS e que é preciso avançar mais, como na parte oncológica.
“O tratamento de oncologia é fundamental para Brusque. Hoje, é uma tortura a pessoa ser tratada em Blumenau. O que falta é que o prefeito lidere isso.”
Outra pauta que o candidato pontua no seu plano de governo é de criar políticas às pessoas neurodivergentes e idosas, somando parcerias do SUS com os hospitais.
Habitações
Conforme o candidato, foi a partir do antigo governo municipal do PT que foram entregues mais de mil residências, entre casas e apartamentos, em seis anos.
Para os dias atuais, Simon pensa em espaços menores. “Ao invés de colocar 400 apartamentos em um lugar só, é para colocarmos 100 apartamentos em quatro lugares, ou seja, espalhar mais os locais que, de fato, possam ter acesso a serviços,” enfatizou.
Por fim, o candidato disse que esse serviço cabe ao poder público realizar, pois, para ele, não é simples tirar o recurso da alimentação, do vestuário ou do lazer. “A forma de regular é construindo moradia popular,” concluiu.
Entrevistas
As entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Brusque serão realizadas em duas rodadas, com horário das 08h às 08h35. É possível assistir às entrevistas pelo canal do YouTube da emissora, pela 92.3 FM e pelo aplicativo Rádio Cidade Brusque, disponível para iOS e Android.
Será seguida a ordem alfabética dos candidatos, sendo ela composta pelos seguintes nomes e datas:
- André Vechi: 02/09 e 23/09
- Cedenir Simon: 03/09 e 24/09
- Danilo Visconti: 04/09 e 25/09
- João Martins: 05/09 e 26/09
O objetivo é apresentar à comunidade os principais pontos dos planos de governo de cada candidato, como questões de saúde, educação, infraestrutura, planejamento urbano e trânsito, habitação e assistência social, saneamento e meio ambiente, desenvolvimento econômico, gestão e governança, turismo e questões locais e políticas de relevância para a cidade.