STF tem 5 votos pela recusa à transfusão de sangue por testemunhas de Jeová

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta quinta-feira (19) o julgamento que vai decidir se o grupo religioso de testemunhas de Jeová pode recusar transfusão de sangue em tratamentos realizados pelo Sistema Único da Saúde (SUS). A Corte também decidirá se o Estado deve custear tratamento alternativo que não utilize a transfusão. Por razões religiosas, as testemunhas não realizam o procedimento.

Os ministros iniciaram a votação de recursos protocolados na Corte que motivam o julgamento da questão. O primeiro envolve o caso de uma mulher que se recusou a conceder autorização para transfusão de sangue durante cirurgia cardíaca na Santa Casa de Misericórdia de Maceió. Diante da negativa, o hospital não realizou o procedimento.

No segundo caso, um homem, que também faz parte do grupo religioso, pediu que a Justiça determine ao SUS o custeio de uma cirurgia ortopédica que não realiza a transfusão, além do pagamento dos gastos com o tratamento.

Até o momento, o placar da votação está 5 a 0 a favor da tese defendida pelos religiosos. Faltam seis votos.

Para o ministro Luís Roberto Barroso, relator de uma das ações, o direito de recusa à transfusão e ao tratamento alternativo no SUS está fundamentado nos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e de liberdade religiosa.

"Pacientes testemunhas de Jeová fazem jus aos tratamentos alternativos já disponíveis no SUS, ainda que não estejam disponíveis em seu domicílio", afirmou.

O ministro Flávio Dino também votou para validar o direito de recusa à transfusão e defendeu a laicidade do Estado.

"A laicidade não é contra Deus. Isso é um princípio, um postulado que preside esse julgamento. Entre os retrocessos civilizacionais, está a tentativa de imposição de visões teocráticas por intermédio das instituições jurídicas e do discurso político. A laicidade protege a liberdade religiosa. Só é possível existir religião com Estado laico", disse.

Os ministros André Mendonça, Cristiano Zanin e Gilmar Mendes também seguiram o voto de Barroso. O julgamento será retomado na quarta-feira (25).

Pode faltar água no Bateas e Volta Grande neste domingo

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque informa que no próximo domingo (22), pelo período da manhã, parte do bairro Bateas e Volta Grande, poderá sofrer desabastecimento pontuais e temporários. Isso se deve a instalação de uma nova bomba instalada na EAT (elevatória de água tratada), da localidade. Por esse motivo, o Samae solicita à população que evite o...
Continuar lendo...

Mulher mata namorado por ciúmes e é condenada a 13 anos de reclusão

Uma mulher foi julgada e condenada a 13 anos de reclusão, nesta quarta-feira (18), ao ter matado o namorado em 2013, após uma discussão motivada por ciúmes. Ela foi denunciada pela 9ª Promotoria de Justiça de Blumenau. Na última discussão que tiveram, a réu desferiu golpes contra a cabeça do namorado com um pedaço de madeira, causando-lhe fratura do crânio e dos ossos da face. Após o crime, a namorada,...
Continuar lendo...

Pai é condenado a 97 anos de prisão por estuprar a própria filha

Um homem investigado por estuprar a própria filha durante dez anos foi preso no final da tarde desta quinta-feira (19), em Bom Retiro. Ele foi condenado a 97 anos de prisão em regime fechado. A prisão aconteceu no bairro São José. A condenação se deu pelos crimes de estupro de vulnerável cometidos contra a filha desde os oito até os 18 anos de idade. As práticas delitivas foram cometidas no município por...
Continuar lendo...