Foi através de um trabalho escolar que José Carlos Paulini criou o Brusque News, que completou três anos no dia 6 deste mês. O jornalista mirim, de 13 anos, conta que, na época, acompanhava a mídia nacional e a professora pediu para fazer uma atividade sobre bullying. “Criei uma história fictícia sobre bullying. Dali iniciou o jornal”, lembrou o entrevistado desta segunda-feira (28) do programa Conexão 92, da Cidade FM.
O periódico reúne tanto edições manuais quanto digitais. E é Paulini quem faz as entrevistas, redige os textos, ilustra e diagrama cada edição. “É tudo ele quem faz, as edições, colocar no site”, destacou Vanderlei José, pai de Paulini, que acompanhou o filho à Cidade FM. “Este ano o jornal contribuiu com a democracia”, disse o criador, mencionando as entrevistas que fez com candidatos a prefeito e a vereador da região.
Além de entrevistas, há quadros sobre curiosidades e previsão do tempo. “Sempre coloquei curiosidades, porque acho muito interessante para enriquecer os conhecimentos”, explicou. Em uma das edições onde abordou o tema medicina, ele aprendeu a falar a maior palavra da língua portuguesa – pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose – com 44 letras. Trata-se de uma doença pulmonar causada pela inspiração de cinzas vulcânicas.
Na semana passada, o jornal recebeu pelos seus três anos de atuação a Comenda de Mérito Municipal, concedida pela Câmara de Vereadores de Brusque através de indicação do vereador Rodrigo Voltolini (PSDB).
Paulini cursa o 7º ano do ensino fundamental. Entre suas disciplinas favoritas estão história, geografia e ensino religioso. Ele finalizou a entrevista convidando os ouvintes para visitarem o site do jornal – brusquenews.wordpress.com/ - e a página do periódico no Instagram - @brusque_news.