Quando começaram a trabalhar as poesias dos escritores brasileiros Cecília Meireles (1901-1964) e Vinicius de Moraes (1913-1980) com as turmas do 1º ano do ensino fundamental, as professoras Zeli Zanon e Ariana Taisa Silva sequer pensaram que a atividade renderia um livro. E rendeu. Rendeu um livro colorido, com 11 poesias feitas pelos próprios alunos, com idades entre 6 e 7 anos, que estão sendo alfabetizados na Escola Estadual Santa Terezinha, no bairro de mesmo nome, em Brusque.
“Da imaginação à poesia” teve a participação de 47 crianças. Elas também fizeram os desenhos que ilustram a obra. Nesta quinta-feira (14) terão a satisfação de lançar sua produção. A noite de autógrafos será às 18h30, na sede do colégio.
Zeli e Ariana participaram do Conexão 92 desta segunda-feira (11). Como a Escola Santa Terezinha não dispõe de recursos financeiros, as professoras contaram com a ajuda de empresas e de pessoas da comunidade para imprimir os 72 exemplares. Cada aluno entregará um exemplar para a sua família na noite de autógrafos, comentou Zeli. Para as professoras, a atividade serviu para estimular o hábito da leitura entre as crianças. “É uma semente”, disse Ariana.