Escolas brusquenses são premiadas na 39ª Feira de Matemática

O mês de novembro foi marcado por uma grande conquista para duas unidades escolares da rede municipal de ensino de Brusque. Nos dias 7 e 8, elas foram premiadas na 39ª edição da Feira Catarinense de Matemática, realizada no município catarinense de Rio dos Cedros. 

A Educação Infantil foi representada pela coordenadora pedagógica Graciela Nunes Duarte e pela professora Tatiane de Lima Knihs, do Centro de Educação Infantil Hilda Anna Eccel I. A Escola de Jovens Adultos e Idosos foi representada pelos alunos Kailane de Souza e Lucas Rezini Zabel, juntamente com o diretor Renato Hörner e o professor Oscar Vinicius Dória, com apoio da equipe pedagógica.

A secretária de Educação, Franciele Mayer, explica que a creche recebeu o prêmio de destaque. “As interações e brincadeiras foram os eixos norteadores que possibilitaram aos bebês vivenciarem e participarem das diversas experiências planejadas pela equipe, de forma individual, em pequenos ou grandes grupos, bem como na relação com os adultos, os objetos Ce o espaço nos contextos investigativos”.

Por meio da ludicidade e de momentos planejados, a matemática foi inserida no dia a dia das crianças de modo intencional. “Foram trabalhados conceitos de medidas, relações entre quantidades, dimensões, comparação de pesos e comprimentos, avaliação de distâncias, formas geométricas, contagem, que estão presentes no campo de experiência - Espaços, tempos, quantidades e transformações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Brusque. Os bebês testaram hipóteses e construíram conhecimentos, agindo de novas formas sobre as propostas apresentadas pelas professoras e monitoras, que atuaram como mediadoras do processo educativo, garantindo o protagonismo deles”, complementa Franciele.

Para a EJA, 2023 marcou a primeira participação na Feira de Matemática. Neste ano, a escola garantiu o prêmio de destaque com o projeto “Matemática: da fome ao desperdício”, que demonstrou, por meio de cálculos matemáticos e estatísticos, o quadro de desperdício de alimentos no Brasil e sua relação com a fome. A EJA de Brusque destacou-se entre os 120 participantes de todo o estado.

A ideia para o projeto surgiu a partir das notícias sobre as dificuldades de alimentação durante a enchente no Rio Grande do Sul e a possível escassez de arroz. De acordo com a equipe gestora da EJA, os alunos apresentaram o projeto com brilhantismo e desenvoltura, elevando a autoestima dos participantes e incentivando outros alunos da escola a desenvolverem projetos.

Motociclista atropela pedestre na Antônio Heil

A guarnição do ASU 533 atendeu um atropelamento nesta segunda-feira (11), às 18h26. O acidente aconteceu na rodovia Antônio Heil, no bairro Nova Brasília, em Brusque. Segundo informações da 3ª Companhia de Bombeiros Militar (CBM), um motociclista, de 34 anos, seguia na via quando atropelou um homem, de 42 anos. A vítima estava deitada na calçada, quando a guarnição chegou, e queixava-se de dor no ombro. A equipe da...
Continuar lendo...

Brusque é rebaixado para a Série C após derrota para o Paysandu

Agora é oficial: o Brusque está rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro. A confirmação veio após a derrota para o Paysandu por 1 a 0, na noite desta segunda-feira (11), em Belém. Com esse resultado, o Brusque não tem mais chances de permanecer na Série B. O primeiro tempo foi equilibrado, com as duas equipes buscando abrir o placar. O Paysandu, empurrado pela sua torcida, finalizou mais, mas foi o Brusque que teve a...
Continuar lendo...

PRF flagra caminhão com placa encoberta e motorista sob efeito de rebite

Um caminhoneiro de 35 anos foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) neste domingo (10), após ser flagrado na BR-101, em Joinville, sem uma das placas do caminhão e com a outra encoberta por papel higiênico. Ao ser abordado, os policiais descobriram que ele havia ingerido anfetaminas, conhecidas como “rebites”, e dirigia há 24 horas seguidas. Segundo a PRF, a abordagem aconteceu após denúncias de que um caminhão...
Continuar lendo...