Um sistema de baixa pressão atmosférica, combinado ao calor e à umidade transportados da região amazônica para Santa Catarina, criará condições favoráveis para temporais em diferentes áreas do estado. Esse cenário está previsto para ocorrer entre o fim da manhã de terça-feira (19) e a quarta-feira (20). De acordo com a Defesa Civil estadual, os fenômenos devem persistir ao longo desses dois dias, acompanhados por raios, chuva intensa em pontos isolados, rajadas de vento e possível queda de granizo.
Além da influência do sistema de baixa pressão, do calor e da umidade provenientes da Amazônia, a chegada de uma frente fria à Santa Catarina intensificará as pancadas de chuva e as trovoadas isoladas.
Antes do início das chuvas, a sensação será de abafamento. No Vale do Itajaí, as temperaturas na terça-feira devem variar entre uma máxima de 25,6°C e uma mínima de 16,4°C. As precipitações começam nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul durante a terça-feira, avançando para as demais regiões ao longo da tarde, com maior intensidade nas áreas serranas entre o Litoral Sul e o Planalto Sul.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, espera-se que, na quarta-feira (20), as chuvas sejam mais intensas, podendo ultrapassar valores acumulados de 100 e 150 milímetros, que são o previsto.