Campeonato Catarinense 2025 tem novo formato definido

O Conselho Técnico do Campeonato Catarinense Fort Atacadista 2025 definiu nesta terça-feira (19/11) o formato da competição, que terá início em 18 de janeiro. O torneio será disputado em 14 datas, com mudanças significativas em relação às edições anteriores.

Na primeira fase, as 12 equipes participantes se enfrentarão em turno único. A principal alteração está na fase eliminatória, que agora classificará apenas os quatro melhores colocados. As semifinais serão decididas em jogo único, com decisão por pênaltis em caso de empate. A final manterá o formato de ida e volta, com o título indo para a equipe de melhor campanha em caso de igualdade no placar agregado.Participarão do campeonato: Avaí, Barra FC, Brusque, Caravaggio, Concórdia, Chapecoense, Criciúma, Figueirense, Hercílio Luz, Joinville, Marcílio Dias e Santa Catarina.

A Recopa Catarinense também passou por mudanças. O confronto entre Criciúma (campeão Estadual) e Concórdia (campeão da Copa SC) ocorrerá durante a primeira fase do Catarinense, valendo pontos para ambas as competições. Em caso de empate, além do ponto somado no Estadual, o título da Recopa será decidido nos pênaltis.

As vagas para a Copa do Brasil 2026 seguem o mesmo critério: duas para os finalistas do Estadual e uma para o campeão da Copa Santa Catarina. Para a Série D do Brasileiro 2026, mantêm-se três vagas destinadas aos melhores classificados que não disputarem as Séries A, B e C.

O encontro foi realizado na sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF), em Balneário Camboriú, sob comando do presidente Rubens Angelotti, contando com a presença de dirigentes da entidade e representantes de todos os clubes participantes.