A equipe do Corpo de Bombeiros resgatou um cachorro que estava caído na beira do rio Guabiruba Sul, em Guabiruba, na manhã desta sexta-feira (22), por volta das 07h51. Por ser um local de difícil acesso, a equipe solicitou o apoio do serviço de emergência do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Os bombeiros avaliaram que o melhor local de acesso seria pelos fundos da casa de um morador. Com a autorização por parte do proprietário da residência, a guarnição adentrou o terreno e, após a transposição de uma cerca de arame, o cão foi visualizado. Porém, as equipes só conseguiram resgatar o animal após utilizarem a escada da viatura, pois no local tem um paredão de contenção de pedras de aproximadamente 10 metros de altura.
A escada foi devidamente ancorada em ponto fixo, onde foi utilizada a técnica de nós e amarrações, para a descida do resgatista. O mesmo estava equipado com capacete e equipamento individual de salvamento em altura. Foi montado um sistema com polia e cabo de salvamento em altura, para realizar a descida segura do resgatista e do cão até o ponto seguro onde a escada estava ancorada.
Ao chegar no ponto onde o cão estava, o resgatista utilizou uma manta aluminizada e um cobertor para envolver e aquecer o animal, que estava bem debilitado por conta de hipotermia (queda significativa na temperatura do corpo), devido à chuva e ao tempo que o animal estava no local.
Após o resgate, o cachorro ficou sob os cuidados e responsabilidade do cidadão que acionou o serviço de emergência dos bombeiros, se prontificando em abrigar o animal até encontrar o seu tutor e encaminhá-lo para tratamento veterinário.
Após deixar o cão em segurança e realizar as orientações, a guarnição retornou à base sem alteração.