A Associação de Trilheiros de Brusque, Guabiruba e Botuverá entrará em 2025 com o propósito de conversar com os trilheiros independentes. Isso porque, segundo o presidente do Tatu Trail Moto Clube de Brusque, Irineo Augusto Pereira, a região conta com cerca de 200 pilotos independentes. Desses, boa parte entra nas propriedades sem autorização, o que, de acordo com ele, atrapalha os integrantes da associação que só percorrem locais em que estão autorizados. “Acaba refletindo no nosso trabalho que é organizado”, salientou Pereira, durante entrevista ao Conexão 92 desta quinta-feira (28).
O dirigente ressaltou que os membros da associação são identificados nos eventos pela carteirinha e a cor da camisa, e, em breve, contarão com QR Code para facilitar as fiscalizações feitas pela Polícia Militar e a Guarda de Trânsito de Brusque, que são parceiras da associação. Conforme ele, a ideia é convidar os trilheiros independentes para integrar a entidade e, dessa forma, poderão participar dos percursos de forma organizada.
A associação reúne 13 motos clubes, sendo dois de Botuverá, três de Guabiruba e oito de Brusque, no qual o Tatu Trail faz parte. Ao todo, são 490 pilotos, entre motos, quadriciclos e UTVs.
O Tatu Trail foi fundado há 45 anos e reúne, atualmente, 178 pilotos. “É o maior clube de Santa Catarina”, afirmou Pereira. Os integrantes participam de campeonatos, como o Velocross, o Rally Baja e o Enduro de Regularidade. “Temos pilotos que fazem o Rally dos Sertões”, acrescentou o presidente. Todos os fins de semana os sócios do Tatu Trail participam de trilhas informais.
10º Encontro
No último domingo (24), o Tatu Trail promoveu o 10º Encontro de Trilheiros de Brusque. O evento aconteceu no bairro Poço Fundo, reunindo em torno de 350 participantes do Vale do Itajaí. O encontro não ocorria há cinco anos devido à pandemia.
Sobre as vias do bairro que ficaram com lama após o evento, Pereira disse que a prefeitura já efetuou a limpeza das mesmas. Segundo ele, isso ocorreu em razão das chuvas intensas da semana passada. O presidente também mencionou que não conseguiu avisar todos os moradores do bairro que o evento seria realizado, pois muitos não estavam em casa nos horários em que ele esteve.