Um novo golpe vem sendo aplicado por criminosos em Brusque e cidades da região, agora com o envio de e-mails falsos se fazendo passar por agentes da Prefeitura, reportando irregularidades no alvará de empresas do município e pedindo sua respectiva regularização.
O falso e-mail oferece um link para que o empresário acesse e deixe suas pendências em dia, com um prazo até o dia 14 de janeiro de 2025. Entretanto, todo este processo é falso e faz parte do golpe.
Há algumas formas de se precaver contra esse tipo de falcatrua online, cada vez mais comum. “O que posso apontar é que as pessoas evitem clicar nesse tipo de comunicação, além de o layout de comunicação ou notificação da Prefeitura ser diferente do que é enviado”, explicou o auditor fiscal tributário da Prefeitura, Cristiano Baumgartner.
“Nós mandamos as notificações para os contribuintes por e-mail também, mas as notificações municipais tem os dados das autoridades que estão emitindo a notificação, e não são genéricas, constando o motivo da notificação e informando no corpo do documento as formas de resposta e os canais da Secretaria de Fazenda que devem ser respondidos, e normalmente nossos canais de atendimento também”, detalhou.
Cristiano afirmou ainda que todas as informações no e-mail, como o nome, cargo e secretaria, são fictícios. “Das notificações de golpe enviadas, tanto o servidor quanto o setor que consta nela não existem no município de Brusque”, garantiu.
Recentemente, a prefeitura de Balneário Camboriú também passou pelo mesmo tipo de golpe. Em caso de dúvidas sobre a veracidade da comunicação, o primeiro passo é sempre entrar em contato com a Secretaria de Fazenda da Prefeitura através do número (47) 3251-1813.