(VÍDEO) “São Francisco de Assis teve uma ideia genial”, diz pastor Cláudio sobre a criação do presépio
Celebrado em 25 de dezembro, o Natal tem uma força diferente porque mexe com as emoções, remetendo a memórias afetivas. Essa é a análise do pastor da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Brusque, Cláudio Schefer, sobre a festa. “É a mensagem do Cristo presente entre nós. Momento de reflexão, de louvor, de participação da comunidade.”
Nesta terça-feira (10), ele falou no Rádio Revista Cidade sobre os encontros de Advento da Comunidade, que estão ocorrendo todas as quartas-feiras, às 19h30, até 18 de dezembro. Também mencionou que foi São Francisco de Assis quem resgatou a importância do Natal para os cristãos.
O pastor disse que o padroeiro dos animais e da natureza criou o presépio em 1223, na cidade de Greccio, na Itália. “São Francisco de Assis teve uma ideia genial. Ele convida pessoas da aldeia, da pequena cidade, e promove um presépio vivo. José, Maria, faz uma manjedoura, bota uma criança, realmente uma criança. Traz animais, uma vaquinha, um burrinho, ovelhinhas.” Para relembrar o nascimento de Jesus, ele contou que a Igreja Luterana monta o presépio e a árvore de Natal todos os anos.
Schefer disse que o pinheiro é um dos símbolos do Natal porque é uma árvore resistente. “O frio intenso do inverno europeu essa árvore continua verde. Ela não seca, ela não murcha, ela não morre. Então, também ali a presença do amor de Deus. Do rigor das adversidades, o amor de Deus não muda com relação a nós.”
Na opinião do pastor, as famílias devem aproveitar esse momento e transmitirem às crianças o verdadeiro sentido da data. “O Natal é de Jesus. Papai Noel é apenas uma brincadeira bonita que existe no Natal, mas tudo deve se remeter ao Cristo, Menino Jesus”, concluiu.