Com a chegada do verão, os cuidados com a pele e a exposição ao sol devem ser redobrados. Para abordar o tema, o programa Rádio Revista Cidade recebeu na manhã desta segunda-feira (23) a esteticista e cosmetóloga Suzana Romanoski, que compartilhou dicas importantes sobre proteção e saúde da pele.
Durante a entrevista, Suzana explicou que, nessa época do ano, a população não dá tanta importância a essa questão de cuidados com a pele, mas no verão ela deveria ser redobrada devido à intensa incidência solar. Ela destacou que o câncer de pele é o tipo mais incidente no Brasil, representando 30% de todos os casos de câncer.
A esteticista mencionou que a pele das mulheres é mais sensível, sendo que a maior incidência de câncer de pele afeta o público feminino. No entanto, ela disse que isso não significa que os homens não precisam usar protetor solar. “Muito indicado também para homens que a maioria não tem o hábito.”
O câncer de pele também é muito comum nas orelhas, conforme a esteticista. “O pessoal não cuida dessa região. O pessoal simplesmente esquece.”
Ela recomenda evitar exposição ao sol entre 10h e 16h. “Não ficar exposto diretamente. Ficar sempre debaixo de um guarda-sol. Usar óculos escuros, proteger os olhos também. Boné, viseira, sempre com essa proteção.”
O protetor solar deve ser aplicado e reaplicado durante o dia, principalmente se entrar na água, seja no mar ou na piscina, lembrou Suzana. Ela também explicou que quanto maior o fator de proteção solar (FPS) do protetor, mais tempo ele protegerá a pele da radiação. Ela recomendou o fator 30 para as pessoas que têm pele mais morena, que bronzeia com mais facilidade, e o FPS 70 para peles mais claras.
Em casos de queimaduras solares, desde grau leve a avançado, a profissional aconselha o uso de hidratantes pós-sol. “Muita hidratação de dentro para fora e de fora para dentro.”
Bronzeamento artificial
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) libera o uso do bronzeamento artificial, porém com limite de uso. “Não pode ser usado todo o dia, por um período muito longo, porque ele também pode causar câncer de pele. É a mesma radiação que o sol”, explicou Suzana, destacando que muitas sessões não são recomendadas nem períodos curtos entre elas. Ela ressaltou que as câmeras de bronzeamento também causam manchas na pele e que, a longo prazo, podem acarretar câncer de pele, assim como a exposição ao sol.
Iluminação artificial
As lâmpadas e a luzes dos celulares e dos computadores também afetam a pele, porém não em um grau tão avançado como a radiação solar, destacou Suzana. Ela disse que o protetor, para esses tipos de iluminação, deve ser específico para luz azul ou luz visível. “Hoje, a gente tem muitos ativos antioxidantes que ajudam a proteger essas luzes visíveis.”
Colágeno
Suzana também falou sobre o colágeno, produzido pelo corpo e responsável pela firmeza e elasticidade da pele. A esteticista lembrou que sua produção começa a diminuir a partir dos 25 anos e de forma mais acelerada a partir dos 40 anos. “Isso vai gerando as linhas de expressão, pele flácida, caída.”
Uma maneira de repor o colágeno é, segundo a profissional, através da suplementação, além, é claro, de uma alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e cuidados com a pele. “O que mais eu indico para os meus pacientes é através da suplementação em pó. Tem uma absorção muito mais rápida, muito mais efetiva”, frisou.
Dicas para ter a pele saudável
Certamente, todo mundo quer ter uma pele bonita e saudável. Para isso, a principal dica de Suzana é evitar o consumo de açúcar. “É um vilão, não só para pele, para o nosso organismo todo.”
Outra orientação é não ingerir bebidas alcoólicas em excesso. “O álcool também reflete na nossa pele, no nosso organismo. Ele gera um processo inflamatório nas nossas células.” Ela também aconselhou para evitar os alimentos processados, como os embutidos, e os que contêm muito sódio.
De acordo com a esteticista, o ideal é aumentar o consumo diário de frutas, verduras, legumes e proteínas, assim como a ingestão da água. “Tem gente que nem lembra de tomar água. A água é muito importante, tanto para a pele como para todo o funcionamento do nosso corpo. Se a gente tem uma parte do nosso corpo que não está funcionando bem, ela vai refletir na outra parte. Tudo é um reflexo.”
Cremes manipulados
Como cosmetóloga, Suzana conhece os ativos para cada disfunção da pele, como manchas e acnes (espinhas). Para quem tem uma rotina agitada, ela recomendou o uso de cremes manipulados, ou seja, os que são feitos em farmácias de manipulação. “Conseguem colocar em um único produto tudo (ativos) o que aquela pele precisa. Um produto só facilita muito mais a vida da pessoa”, concluiu.