Samae apresenta balanço de 2024 e projeções para 2025

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque informou, nesta quarta-feira (8), que concluiu o ano de 2024 com resultados expressivos e já projeta importantes avanços para 2025. Durante o último ano, a autarquia disse que executou diversas melhorias estruturais que impactaram o atendimento à população.

Resultados de 2024

O ano de 2024 foi marcado por desafios e avanços significativos para o Samae, segundo o diretor-presidente do órgão, Cláudio Adão Pereira. Conforme ele, foram investidos mais de R$ 20 milhões em projetos, todos oriundos de recursos próprios. Entre as principais iniciativas realizadas estão:

* Ampliação das redes de distribuição em parceria com a Secretaria de Obras, integrando melhorias de infraestrutura às pavimentações comunitárias.

* Modernização do sistema de leitura de consumo, com implantação de um modelo simultâneo, similar ao utilizado pela Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), aumentando a eficiência e reduzindo custos.

* Redução de reclamações sobre desabastecimento em até 90% em comparação a anos anteriores.

* Manutenção e melhorias em estações de tratamento, assegurando a qualidade da água distribuída.

De acordo com Pereira, os investimentos realizados em estações de tratamento e ampliação de redes foram fundamentais para alcançar os objetivos traçados para o ano. Ele também ressaltou o papel das parcerias com outras secretarias municipais para integrar melhorias.

Projeções para 2025

Para 2025, o Samae Brusque prevê a realização de obras estruturais que visam ampliar a capacidade de abastecimento e modernizar o sistema de água e esgoto no município. As principais ações planejadas incluem:

* Implantação de uma nova adutora de água bruta entre o bairro Guarani e a ETA Central, com 1.300 metros de extensão.

* Conclusão das estações de tratamento ETA Central (100 L/s) e ETA Zantão (23 L/s).

* Modernização de estações de bombeamento, garantindo maior eficiência no fornecimento.

* Substituição de redes no bairro Limeira, solucionando problemas históricos de abastecimento na região.

* Ampliação da rede de distribuição, em paralelo às obras de pavimentação comunitária.

* Início da construção de novos reservatórios, com locais ainda em estudo.

Pereira apontou que a execução dessas obras é essencial para atender às demandas crescentes da população e resolver problemas estruturais antigos. “Esses projetos visam aumentar nossa capacidade de produzir e distribuir água tratada de forma mais eficiente e atender às necessidades dos bairros em expansão”, afirmou. Ele também destacou que as obras menores e as parcerias comunitárias continuarão em paralelo aos grandes projetos. “Temos um planejamento robusto. Iniciamos 2025 com foco na modernização e na execução de obras que buscam garantir melhorias no sistema de abastecimento e qualidade de vida da população”, finalizou.