Bombeiros capturam caninana de 1,50 metro no Poço Fundo

Uma caninana de 1,50 metro foi encontrada no pátio de uma residência em Brusque, no início da tarde desta quinta-feira (9). A cobra estava em uma casa na rua Ponta Russa, no bairro Poço Fundo. A serpente foi capturada pelo Corpo de Bombeiros e devolvida à natureza.

De acordo com o Instituto Butantan, a caninana (Spilotes pullatus) é bonita, com tons que mesclam o preto e o amarelo e passa a impressão de ser um bicho perigoso. Quando se sente ameaçada por predadores, ela ergue a cabeça, achata a região do pescoço e expõe e movimenta a língua. Com essas ações, ela pode tentar morder o agressor, mas, por não possuir veneno, é considerada inofensiva. 

Considerada uma serpente muito ágil, a caninana é encontrada em todos os biomas brasileiros, com exceção dos Pampas. Ela também pode ser vista em outros países das Américas do Sul, Central e do Norte. Ela é frequentemente encontrada tanto nas árvores quanto no solo, sendo mais ativa durante o dia. 

A caninana pode alcançar mais de 2,5 metros de comprimento. As relações sexuais do animal costumam ocorrer entre o inverno e a primavera. Os ovos são colocados próximo ao fim da primavera e os nascimentos ocorrem no verão e no início do outono.

Essa serpente gosta de se alimentar de diversos tipos de presa, em especial pequenos mamíferos. Ela também consome aves e, eventualmente, répteis e anfíbios.