Lei que restringe uso de celulares nas escolas é sancionada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta segunda-feira (13), o Projeto de Lei 104/2015, que restringe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, sobretudo telefones celulares, nas salas de aula de escolas públicas e privadas do ensino básico em todo o país. Um decreto do presidente, que sairá em até 30 dias, vai regulamentar a nova legislação, para que passe a valer para o início do ano letivo, em fevereiro. O projeto de lei foi aprovado no fim do ano passado pelo Congresso Nacional. 

"Essa sanção aqui significa o reconhecimento do trabalho de todas as pessoas sérias que cuidam da educação, de todas as pessoas que querem cuidar das crianças e adolescentes desse país", afirmou o presidente, que fez questão de elogiar o trabalho dos parlamentares que aprovaram a medida.

O que diz a lei

De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, a lei restringe o uso em sala de aula e nos intervalos, para fins pessoais, mas há exceções, como o uso para finalidade pedagógica, sob supervisão dos professores, ou em casos de pessoas que necessitem de apoio do aparelho para acessibilidade tecnológica ou por alguma necessidade de saúde. 

"Nós não somos contra acesso a tecnologias, até porque não há mais retorno no mundo de hoje. Mas nós queremos que essa tecnologia, essa ferramenta, seja utilizada de forma adequada e, principalmente, nas faixas [etárias] importantes da vida das crianças e adolescentes", afirmou o ministro.

A secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, que coordena a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), afirmou que o colegiado vai publicar orientação para as redes públicas e privadas. "O Conselho Nacional de Educação vai fazer uma resolução que oriente as redes, as escolas, de como fazer isso sem parecer uma opressão", disse. O MEC também deve publicar guias com orientações para as escolas de todo o país.

69ª Pronegócio inicia com intensas negociações

Iniciou nesta segunda-feira (13) a 69ª Pronegócio, com um intenso movimento de compradores, no Pavilhão da Fenarreco. Até quinta-feira (16), o evento promovido pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) com patrocínio do Sebrae, apresenta aos mais de 700 compradores, de todo o Brasil, a coleção de Inverno 2025 de confecções de todo o estado de Santa Catarina.  O...
Continuar lendo...

Equipe da Fazenda explica os descontos e os critérios para o pagamento do IPTU

Desde a metade de dezembro de 2024, as guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Brusque de 2025 já estão disponíveis para pagamento. A auditora fiscal da prefeitura, Neiva Gonçalves, e a diretora de Tributos Imobiliários, Caroline Gisele Gadotti, falaram sobre o assunto no Rádio Revista Cidade desta segunda-feira (13). Neiva destacou que há três opções para pagar o tributo. Para quem escolher por cota única, o vencimento será no dia 10 de março e o desconto será...
Continuar lendo...

Polícias Civil e Militar apreendem armas e munições mantidas ilegalmente

A Polícia Civil, através da 1ª Delegacia de Polícia de Brusque, com apoio de policiais civis e militares de Santa Terezinha apreendeu, no dia 10 deste mês, cinco armas de fogo, acessórios e diversas munições, mantidas ilegalmente nas residências de pessoas que estavam registradas como caçador, atirador ou colecionador, junto ao Exército Brasileiro, ou ainda como simples proprietário Polícia Federal. Os...
Continuar lendo...