O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE) divulgou relatório, nesta semana, informando que a população em situação de rua cadastrada no estado mais que quadriplicou de 2016 a 2023, passando de 1.774 para 8.824 pessoas. O relatório tem como base os dados do Cadastro Único (CadÚnico) do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Em Brusque, a quantidade de pessoas em situação de rua deverá ser divulgada no fim da próxima semana, tendo em vista que a Secretaria de Desenvolvimento Social do município irá mapear os moradores que estão nessa condição na cidade.
Presente no Rádio Revista Cidade desta quinta-feira (23), o secretário de Desenvolvimento Social, Volnei Montibeller, disse que será realizada na semana que vem, de segunda a quinta-feira à noite, a operação Mãos Amigas. Trata-se de uma ação que a pasta promoverá, em parceria com Secretaria de Saúde, Polícia Militar, assistentes e educadores sociais, para cadastrar os moradores de rua na cidade. “É bem complexo, uma situação difícil, mas vamos tentar minimizar pelo menos”, destacou Montibeller, que assumiu a pasta este mês.
O secretário falou que serão oferecidas para essas pessoas as vagas que estão disponíveis no Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Brusque. A ideia é reinseri-las no mercado de trabalho. “Aqueles que estão aptos ao trabalho, a gente vai oferecer. A gente não pode obrigar ninguém a trabalhar, mas a gente vai oferecer. Tem uma vaga assim, tem uma vaga lá, tem uma vaga aqui. Se quiser, ele (morador de rua) consegue se inserir de novo no mercado de trabalho”, assinalou.
Para quem conseguir emprego e não tiver onde morar inicialmente, Montibeller mencionou que a secretaria conta com o aluguel social e o abrigo municipal. No momento, 25 pessoas estão no albergue, que fica aberto das 19h às 7h. “A pessoa pode ficar até três meses. Desde que chegue sóbrio. Somente para chegar, pernoitar, se alimentar, tomar banho”, explicou.
O albergue tem capacidade para 30 pessoas, assim como a Casa Pop, que também é mantida pela prefeitura e desenvolve trabalho semelhante ao realizado no abrigo.