Professoras de Guabiruba conhecem o programa "Vale Muito - Maravilhas do Vale Europeu"

Na última segunda-feira (3), professoras do 4º ano das escolas de Guabiruba participaram de uma visita ao Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), em Timbó, para conhecer o programa “Vale Muito - Maravilhas do Vale Europeu”. A visita é parte de uma parceria entre as Secretarias de Educação, de Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico e Turismo e a Fundação Cultural, com o objetivo de promover o conhecimento sobre o patrimônio cultural e histórico da região, além de incentivar o turismo local. O programa também inclui a participação nos concursos de poesia “Poetizando o Meu Vale” e de desenho “Traços do Meu Vale”, no qual os alunos registram, com criatividade, as belezas e singularidades de Guabiruba e região.

O programa, que atende estudantes do 4º ano das escolas públicas, visa despertar o interesse das crianças pela história, cultura e turismo local. Durante a visita ao CIMVI, o foco foi a formação dos professores para que, posteriormente, possam proporcionar experiências pedagógicas mais enriquecedoras aos alunos.

A Secretária de Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Clausia Regina Boos, destaca a importância de envolver as novas gerações no desenvolvimento de um turismo sustentável. “O intuito é incentivar as crianças a conhecerem melhor sua própria cidade para que, depois, possam levar esse conhecimento para suas casas e compartilhar com suas famílias. Muitas não conhecem os atrativos que Guabiruba oferece, e esse programa permite que descubram e valorizem as belezas naturais e culturais do município, fortalecendo o reconhecimento da história e das tradições locais, e depois expressando tudo isso no papel, por meio de desenhos e poesias.”

Com o sucesso da visita, o programa “Vale Muito - Maravilhas do Vale Europeu” deve se expandir, atingindo mais crianças e aproximando-as dos pontos turísticos e culturais que tornam Guabiruba um destino especial em Santa Catarina.

Sobre o CIMVI:
O Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) é uma entidade de Direito Público, composta atualmente por 14 municípios consorciados. Com uma ampla gama de serviços, o CIMVI se dedica à gestão integrada e sustentável da região, oferecendo soluções nas áreas de turismo, meio ambiente e saúde pública.

Entre os principais serviços prestados estão: a gestão do turismo da região do Vale Europeu Catarinense, a implementação do programa de Licenciamento Ambiental otimizado entre os municípios, a Educação Ambiental, e a Valorização de Resíduos Sólidos, com destaque para o projeto ‘Parque Girassol’ e a campanha ‘Vale Muito Cuidar’.

Além disso, o CIMVI também oferece o serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal, com foco na preservação da saúde pública, garantindo a inocuidade alimentar e a defesa do consumidor, assegurando a qualidade e a integridade dos produtos. O Consórcio gerencia diversas áreas, como Assistência Social, Ambiental, Agrosanitário, Administrativo, Cultura, Infraestrutura, Turismo e Resíduos Sólidos, sempre em parceria com as Prefeituras consorciadas, promovendo o desenvolvimento integrado e sustentável da região.

Idoso fica ferido após queda de 2,5 metros ao descer escada

Um idoso de 69 anos ficou ferido após cair de aproximadamente 2,5 metros enquanto descia uma escada, na manhã desta terça-feira (4), em Blumenau. O acidente ocorreu por volta das 11h04, e a vítima foi encontrada com ferimentos na região da cabeça.   Segundo o Corpo de Bombeiros, ao chegarem ao local, os socorristas encontraram o idoso caído ao lado da piscina, consciente, porém desorientado. Ele apresentava sinais de...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Drenagem na Primeiro de Maio: proibido trânsito de caminhões

Desde esta segunda-feira (3), os caminhões estão proibidos de transitar pela avenida Primeiro de Maio, entre as ruas Tiradentes e Nova Trento, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. A Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) informou que a medida foi adotada devido à obra de drenagem que está sendo realizada na Primeira de Maio. A interdição nesses dias e horários terá duração de 18...
Continuar lendo...

Motociclista fica ferido após colisão com carro em Brusque

Um homem de 38 anos ficou ferido após um acidente entre uma moto e um carro na tarde desta terça-feira (4), em Brusque. A colisão aconteceu por volta das 13h10, na rodovia Antônio Heil, no bairro Santa Terezinha. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao chegarem ao local, os socorristas encontraram o motociclista caído na via, sem o capacete, que havia sido retirado por populares. A vítima estava consciente e lúcida, mas apresentava trauma na...
Continuar lendo...