O jornalista Otávio Timm está preparando uma nova tiragem de seu livro “Um tiro na colina”, tendo em vista que a primeira, com 700 exemplares, já esgotou. A obra aborda a morte misteriosa do empresário Ivo José Renaux, em 30 de julho de 1949, em Brusque. Ele tinha 32 anos quando morreu. Era neto de Carlos Renaux e membro de uma das famílias mais tradicionais e abastadas de Santa Catarina. Foi encontrado morto em sua cama e até hoje não foi confirmado se o industrial foi assassinado ou cometeu suicídio. “Há um mistério do que aconteceu com ele, se ele cometeu suicídio ou se a responsável pela morte dele foi a esposa dele”, disse Timm, no Conexão 92 desta quinta-feira (6).
A publicação foi lançada em 30 de julho do ano passado quando completou 75 anos da morte de Ivo Renaux.
O livro é fruto do trabalho de conclusão de curso (TCC) do jornalista, que é formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). “A ideia surgiu porque a última obra feita sobre o caso é dos anos 2000, então havia muitas questões, muitas entrevistas que poderiam ser feitas. Estava em busca de algo novo para trazer desse caso. O objetivo foi trazer entrevistas inéditas de pessoas que estavam vivas ainda na época do caso e trazer coisas novas”, destacou.
Timm assinalou que o Caso Renaux, como ficou conhecido, se tornou uma espécie de lenda na cidade.
Segundo o autor, a publicação foi distribuída para muitos grupos de pesquisa. “Foi para as bibliotecas de diversas universidades, biblioteca da Polícia Federal, biblioteca da Polícia Civil de Santa Catarina, e para desembargadores.”
Quem quiser adquirir a obra pode falar com Timm pelo Instagram - @otaviotimm.