(VÍDEO) Grupo Amigo de Canto Alemão, tradição e alegria há quase 35 anos

Em junho deste ano, o Grupo Amigo de Canto Alemão completará 35 anos. São mais de três décadas dedicadas a preservar a tradição alemã e levar alegria às pessoas através da música. Dois integrantes do grupo, Renato Roda e Valter Stoltenberg, contaram um pouco da história do Canto Alemão no Rádio Revista Cidade desta terça-feira (11).

O grupo folclórico é composto por 15 integrantes, entre eles o maestro Fernando Ulber, que é responsável por organizar os ensaios, afinar as vozes e a coordenar as músicas que serão apresentadas nos eventos. Idealizado por Germano Hoffmann, o grupo já lançou três CDs com músicas alemãs, entre eles um com canções natalinas. Mais de 90 músicas compõem o repertório do grupo, que foi criado ao longo dos anos. “Fomos fazendo o nosso repertório e fomos cantando, e entre uma cerveja e outra a gente cantava”, brincou Valter. “Não cantamos porque sabemos cantar. Nós cantamos porque gostamos”, afirmou.

Os ensaios ocorrem às quintas-feiras na casa de Valter e de sua esposa Marga, que moram no bairro Jardim Maluche, em Brusque. Eles são um dos casais que ajudaram a fundar o Canto Alemão.

Renato e Valter disseram que as despesas do grupo são pagas pelos próprios integrantes. Eles, juntamente com os demais membros, estão buscando maneiras de conseguir apoio financeiro cultural e, assim, garantir a continuidade do trabalho de preservação e de valorização da cultura alemã. “Sempre quando você preserva, você tem uma identidade”, destacou Renato, que entrou no grupo algum tempo depois que ele foi formado.

Natural de Indaial, Renato conheceu o Canto Alemão em Brusque. “Sempre gostei de música alemã. Na minha infância, a gente só falava alemão e escutava músicas em alemão. Aqui esbarrei com essa turma de bebedouro de cerveja e cantador”, relembrou, de maneira descontraída.

Motociclista quebra dentes em colisão contra carro, em Brusque

Um motociclista precisou ser encaminhado ao hospital após sofrer um acidente envolvendo um carro na tarde desta segunda-feira (10), por volta das 15h21. A colisão aconteceu na Rua Luiz Morelli, no bairro Dom Joaquim, em Brusque. Segundo os bombeiros, no local, a equipe de socorro encontrou o condutor da moto Honda Fam 125 KS consciente e orientado, porém sem capacete. Ele apresentava um ferimento entre o pescoço, escápula esquerda e tórax, com...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Moradora cobra asfalto na Rua João Silvano, no Poço Fundo; secretário de Obras se pronuncia

A situação da Rua João Silvano, localizada no bairro Poço Fundo, em Brusque, tem gerado grande insatisfação entre os moradores, conforme relato de Erenilda Kogge, ouvinte da Cidade FM. Erenilda contatou a reportagem da emissora e destacou os problemas constantes enfrentados com a péssima condição da rua, local onde já vive há oito anos. "Toda vez que chove, o trabalho feito pela prefeitura vai embora, e a rua...
Continuar lendo...

Batida entre carro e moto deixa um ferido, no Limoeiro

Uma colisão entre um carro e uma moto deixou um homem ferido na tarde desta segunda-feira (10). O acidente foi registrado na Rua João Imianowsly, no bairro Limoeiro, em Brusque. O Corpo de Bombeiros de deslocou ao endereço por volta das 14h12. Na cena, a guarnição encontrou o condutor da Honda Fam, de 31 anos, sentado na via. A vítima relatou dor no pé esquerdo e apresentava ferimentos nos braços e pernas, tanto do lado direito quanto...
Continuar lendo...