O 1º Café com os Eleitos, na manhã desta quarta-feira (12), foi realizado para fortalecer o diálogo entre o poder público e a sociedade civil organizada, com foco no desenvolvimento regional. Em torno de 50 pessoas participaram do evento, incluindo vereadores, prefeitos e vice-prefeitos eleitos de Brusque, Guabiruba e Botuverá, representantes de entidades e membros da imprensa. A atividade foi promovida pelo Observatório Social de Brusque (OSB Brusque) e o Conselho das Entidades, no Centro Universitário de Brusque (Unifebe).
Os membros do OSB Brusque apresentaram as atividades realizadas pela organização, que é apartidária e sem fins lucrativos, e sua atuação na promoção da cidadania, educação fiscal e incentivo à transparência e eficiência na gestão pública.
O presidente do OSB Brusque, Evandro Carlos Gevaerd, explicou que nos anos anteriores os eleitos eram procurados, um a um, para promover essa aproximação. Neste ano, além de apresentar o trabalho da entidade, também se fortaleceu o contato com a sociedade civil organizada através do Conselho das Entidades.
O dirigente destacou que o Observatório quer ser parceiro do poder público para melhorar ainda mais a gestão pública. “Foi um momento muito especial e a gente espera que os resultados disso apareçam a curto, médio e longo prazo com a melhor gestão. A gente se colocou à disposição para ajudar no que a gente puder para melhoria da gestão pública.”
Gevaerd disse que no modelo de trabalho realizado pelo OSB, quando é observado algum indício de irregularidade, o primeiro a ser contactado sempre será o gestor público. “Para que ele consiga resolver o problema antes que tenha alguma consequência para a comunidade. Nosso foco é a boa aplicação do dinheiro público. Somos cerca de 150 observatórios em todo Brasil e alguns reclamam da relação que tem com o Executivo municipal. Aqui não temos esse problema”, afirmou.
A reitora da Unifebe, Rosemari Glatz definiu o evento como um momento que marca um novo tempo. “É um momento onde vamos conversar mais. A educação passa pelo conversar, sentar-se à mesa, trocar ideias, ajudar simultaneamente e também orientação. O Conselho das Entidades congrega mais de 10 entidades que representam Brusque e a região. O gestor público não precisa caminhar sozinho, ele pode se aconselhar. E quando ele o faz, com certeza a receita vai dar certo. Uma das nossas características enquanto povo sempre foi a força do associativismo, e por alguma razão, nos últimos anos isso se perdeu. Hoje é uma reconstrução da história fazendo um caminhar coletivo que com certeza dá mais certo do que caminhar sozinho”, enfatizou.
Avaliação dos prefeitos
O prefeito de Brusque, André Vechi, mencionou que é importante ouvir as entidades, pois as demandas delas são também de interesse do governo municipal. “As entidades elas trazem os problemas das pessoas ou das empresas, que elas representam, para que a gente possa, de forma conjunta, debater sugestões, de que forma a gente pode pensar melhorias do serviço público e trabalhar para trazer uma qualidade de vida melhor do cidadão.”
As entidades são parceiras que a Administração municipal precisa, segundo o prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke. “A gente quer, em conjunto, fazer com que o município cresça cada vez mais, com organização, com transparência, honestidade. É isso que nós viemos fazendo há 12 anos e pode ter certeza que esses quatro anos nós queremos continuar, porque já vem dando certo e fazendo dessa forma tem tudo para dar certo ainda mais.”
Na avaliação do prefeito de Botuverá, Victor José Wietcowsky, o Observatório Social desenvolve um trabalho excepcional na região. “Ele não é um órgão que tem poder de polícia, não deixar o Poder Executivo fazer as coisas. Ele está ali para orientar. Então, acho que esse trabalho que eles fazem é muito importante. E as entidades de classe o tanto que elas representam na nossa sociedade é gigante. Então, nós temos que ter essas pessoas para nos ensinar.”
Conselho das Entidades
Além do OSB Brusque e da Unifebe, também integram o Conselho das Entidades a Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque), o Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário (Sinduscon), o Sindicato Patronal do Vestuário de Brusque e Região (Sindivest), a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (Ampe), o Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem, Malharia e Tinturaria (Sifitec), o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque (Sindilojas), o Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Brusque (CEAB), a Associação Brusquense de Medicina (ABM), o Centro Empresarial Social e Cultural de Brusque (CESCB), a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Brusque (OAB Brusque (Ordem dos Advogados do Brasil), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Brusque (Simmeb) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC).



