(VÍDEO) Oficinas de bateria nas escolas públicas: brusquense busca patrocínios para implantar projeto

O convidado desta quinta-feira (20) do Conexão 92 foi o músico brusquense Marcos Uendel Fumagalli. Ele apresentou no programa seu projeto para promover a educação musical e a inclusão social através de oficinas de bateria nas escolas públicas.

O projeto está sendo estruturado e será direcionado aos alunos dos ensinos fundamental (anos finais) e médio. Fumagalli pretende realizar 30 apresentações de uma hora. Durante os workshops, ele pretende ensinar as partituras de forma clara, destacando os principais elementos (chimbal, caixa, bumbo). Também está em seus planos apresentar aos alunos um ritmo básico, como o da música Billie Jean, do Michael Jackson, onde eles aprenderão a tocar a canção em cinco minutos.

Seu objetivo é tornar a música, que é uma linguagem universal, acessível, principalmente para aqueles que nunca tiveram contato com instrumentos musicais. “Queria passar alguma coisa para esses alunos, que, às vezes, pode escolher o caminho errado e de repente pode escolher o caminho da música”, assinalou Fumagalli, que tem uma trajetória artística de mais de 30 anos.

Para conseguir materializar sua ideia, ele tentará captar recursos através da Lei de Incentivo à Cultura. “Tenho uma estrada muito grande. Sei o que estou fazendo. Não vou lá de qualquer jeito inventar alguma coisa, não. É para levar informação nas escolas”, finalizou.