Projeto fortalece conhecimento e receitas entre merendeiras

Bolinhos de tilápia, pão de queijo de mandioca e sorvete de beterraba com banana. Todas estas delícias e outras mais, são criações de merendeiras da Rede Municipal de Ensino de Brusque, responsáveis, diariamente, pela alimentação de mais de 16 mil estudantes.

Para dar maior visibilidade e promover o intercâmbio destas receitas entre todos os profissionais da rede, a nutricionista Izabela Albani iniciou, no ano passado, um projeto para gravar e divulgar estas receitas nas redes sociais da Secretaria de Educação. “Nós temos um cardápio, que é seguido pelas nossas profissionais e a partir dele, com os ingredientes adquiridos pelo Programa de Alimentação Escolar, elaboram receitas inovadoras”.

Ela explica, que os alimentos têm aceitação diferente em cada unidade. “Em uma escola, as crianças comem mais o peixe, por exemplo, já em oura nem tanto. Aí elas acabam criando uma nova receita, para apresentar aquele alimento de maneira diferente. Isso ocorre com outros alimentos também”.

Assim acontece também no Centro de Educação Infantil Tia Lisa. Ao perceber que o aipim não tinha tanta aceitação entre as crianças, a merendeira Silvana Melo, logo pensou em como aproveitar o alimento e evitar o desperdício. “Foi então que eu pensei num bolinho como um pão de queijo. A receita deu certo logo na primeira tentativa e as crianças aprovaram”, conta.

Silvana trabalha há 23 anos na Rede Municipal de Ensino e tem muita experiência com o paladar exigente dos pequenos. “Estamos sempre buscando inovar, muitas vezes eles não comem alimentos de uma tradicional, mas com outra forma de preparo eles aceitam e até repetem o prato”.

Evitar o desperdício e aproveitar cada alimento integralmente também é um dos objetivos das merendeiras. “Esta semana fiz conservas de beterraba e cenoura, pois tinham sobrado, mas também já fizemos pão de aipim, de fubá. São formas, deliciosas de aproveitar os alimentos e ofertar de forma diferente para nossas crianças”.

Para quem também ficou com água na boca e deseja conhecer as receitas produzidas pelas merendeiras da Rede Municipal de Educação, basta acompanhar pelo instagram.com/educabrusque.

Duo Os Bachianos iniciam Concertos Didáticos nas escolas do município

Na terça-feira (11), os estudantes da Escola de Ensino Fundamental Nova Brasília viveram um dia de cultura, conhecimento e diversão. As crianças prestigiaram o primeiro Concerto Didático do ano, com o duo Os Bachianos. Promovido pela Fundação Cultural de Brusque, o projeto foi idealizado em 2022 e tem como principal objetivo, difundir e discutir a obra de dois grandes compositores da música de concerto: Heitor Villa-Lobos e Johann...
Continuar lendo...

Jovem morre em grave acidente entre moto e caminhão

Um jovem de 21 anos morreu na manhã desta quarta-feira (12) após um grave acidente entre uma motocicleta e um caminhão. A colisão ocorreu por volta das 08h56, no km 66 da BR-470, no bairro Mulde, em Indaial.   De acordo com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial, ao chegarem ao local, os socorristas encontraram o motociclista caído na via, já sem vida. O motorista do caminhão não se feriu e recusou atendimento...
Continuar lendo...

"Nem minha, nem de ninguém": mulher quase morre ao tentar romper relacionamento

Em meio a discussões no relacionamento, uma mulher decidiu romper laços e quase foi morta pelo companheiro. O fato aconteceu na noite desta terça-feira (11), no centro de Canelinha. Era por volta das 22h45 quando a Polícia Militar foi empenhada para atender a ocorrência na Rua Manoel Aragão. A vítima relatou aos policiais que estava no relacionamento com o homem há seis anos, mas que, por conta de desentendimentos recentes, decidiu se...
Continuar lendo...